Buscar

F.G.S, sexo feminino, 15 anos, previamente hígida, relatou metrorragia de grande intensidade, acompanhada do surgimento de petéquias e equimoses di...

F.G.S, sexo feminino, 15 anos, previamente hígida, relatou metrorragia de grande intensidade, acompanhada do surgimento de petéquias e equimoses disseminadas pelo corpo, com início a aproximadamente uma semana. Relatou, ainda, que, há cerca de um mês, começou a apresentar fadiga e seus pais notaram palidez cutâneo mucosa. Na admissão, o exame físico mostrou, além dos sinais previamente citados, hepatomegalia discreta, hemorragias conjuntivais e na mucosa oral. O hemograma apresentou os seguintes resultados: hemoglobina=5,0g/dL; plaquetas=40.000; leucócitos=80.000 céls/mm3. A análise citológica do esfregaço do sangue periférico indicou presença de cerca de 66% de leucócitos de tamanho aumentado, nucléolos aparentes e basofilia de citoplasma. A paciente já apresentava diagnóstico de leucemia devido à positividade para o cromossomo Philadelphia (Ph) em exames realizados há um ano. 

Fonte: Elaborado pelo professor, 2024.


Considerando as informações apresentadas, sobre a hipótese diagnóstica mais provável para esse quadro clínico, assinale a opção correta:

Alternativas


Alternativa 1:


A paciente apresenta uma provável leucemia linfóide aguda.


Alternativa 2:


A paciente apresenta uma provável leucemia mielóide aguda.


Alternativa 3:


A paciente apresenta uma provável leucemia linfóide crônica.


Alternativa 4:


A paciente apresenta uma provável leucemia mielóide crônica em fase crônica.


Alternativa 5:


A paciente apresenta uma provável leucemia mielóide crônica em crise blástica.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Considerando as informações apresentadas, a hipótese diagnóstica mais provável para esse quadro clínico é a seguinte: A paciente apresenta uma provável leucemia mielóide aguda (Alternativa 2).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais