Todas as pessoas possuem um conjunto de características individuais que podem nos aproximar ou afastar de algumas características de outras pessoas, porém, todos nós somos seres únicos. E a liderança é um comportamento que pode ser aprendido, ou seja, todo indivíduo pode ser um líder, desde que exista uma construção desta liderança e uma formação deste indivíduo para se tornar um líder. Sobre algumas das características essenciais que um líder deve ter, analise as opções a seguir: I- Compartilhar responsabilidades. II- Centralizar as decisões. III- Valorizar diversas perspectivas. IV- Enxergar conflitos como oportunidades. A As opções II, III e IV estão corretas. B As opções I, II e III estão corretas. C As opções I, III e IV estão corretas. D As opções I, II e IV estão corretas.
A Síndrome de Burnout envolve três componentes ou fases. Em uma delas, os trabalhadores sentem que não podem dar mais de si mesmos em nível afetivo. Têm a energia e os recursos emocionais esgotados por conta do contato diário com os problemas. Assinale a alternativa CORRETA que corresponde a este componente da Síndrome de Burnout:
A Exaustão emocional. B Falta de envolvimento pessoal no trabalho. C Exaustão física. D Despersonalização.
O tema Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), que vem sendo discutido há mais de 50 anos, refere-se ao grau de satisfação que um indivíduo apresenta com relação às funções laborais exercidas e ao local em que trabalha. Com relação à história e aos conceitos do tema QVT, analise as afirmativas a seguir: I- O tema começou a ser discutido na década de 1960. II- Tem origens na área da Saúde e, posteriormente, conforme sua evolução, passa a envolver outras áreas, como a Administração, a Psicologia e a Sociologia. III- Os conceitos e as pesquisas sobre Qualidade de Vida no Trabalho envolvem fatores associados à saúde, ao lazer, à nutrição e à responsabilidade social. IV- Dentre os benefícios relacionados à Qualidade de Vida no Trabalho, pode-se citar, por exemplo, a redução dos índices de rotatividade e absenteísmo.
O período que antecede o marco histórico mencionado no texto caracterizou-se por:
I- Intensa produção na área de Psicologia, ampliada e diversificada em suas abordagens e seus campos de atuação. II- Farta produção de ideias nas áreas da Medicina e da Educação, desencadeada pela busca de conhecimentos desenvolvidos em outros países. III- Práticas psicológicas desenvolvidas por médicos, sobretudo por psiquiatras, assim como por graduados em Filosofia e Pedagogia, que se especializavam em cursos de extensão e de pós-graduação na área de Psicologia.
É correto o que se afirma em:
A III, apenas. B I, II e III. C I, apenas. D I e II, apenas.