Buscar

A sinalização celular é importante para diversos processos celulares, como crescimento, proliferação e divisão da célula. Sinais extracelulares esp...

A sinalização celular é importante para diversos processos celulares, como crescimento, proliferação e divisão da célula. Sinais extracelulares específicos produzidos por células estimulam outras células de um organismo multicelular, regulando o comportamento delas. Além das moléculas sinalizadoras fora das células, a sinalização celular requer um conjunto de proteínas receptoras, que atuam permitindo respostas características a um determinado sinal extra ou intracelular.

 

Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir:

  1. Sinalização sináptica ocorre quando a molécula sinalizadora (neurotransmissor) é liberada para fora da célula e é ativada apenas a célula que está na junção sináptica.
  2. Sinalização celular parácrina ocorre após a liberação da molécula sinalizadora, ativando, apenas, as células adjacentes e que expressam o receptor.
  3. Sinalização autócrina ocorre quando a molécula sinalizadora é um hormônio, que alcança a corrente sanguínea e, em seguida, as células-alvo. 
  4. No processo de sinalização dependente de contato, tanto os ligantes quanto os receptores são proteínas integrais da membrana plasmática.
  • É correto o que se afirmar que ? I e III, apenas.
  • III e IV, apenas.
  • I e II, apenas.
  • I, II e IV, apenas.
  • II, III e IV, apenas.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar as afirmações: 1. Sinalização sináptica ocorre quando a molécula sinalizadora (neurotransmissor) é liberada para fora da célula e é ativada apenas a célula que está na junção sináptica. - Correto. A sinalização sináptica é localizada e específica para a célula na junção sináptica. 2. Sinalização celular parácrina ocorre após a liberação da molécula sinalizadora, ativando, apenas, as células adjacentes e que expressam o receptor. - Correto. A sinalização parácrina ativa células adjacentes que expressam o receptor para a molécula sinalizadora. 3. Sinalização autócrina ocorre quando a molécula sinalizadora é um hormônio, que alcança a corrente sanguínea e, em seguida, as células-alvo. - Correto. A sinalização autócrina envolve a célula que produz a molécula sinalizadora respondendo a ela mesma. 4. No processo de sinalização dependente de contato, tanto os ligantes quanto os receptores são proteínas integrais da membrana plasmática. - Correto. Na sinalização dependente de contato, os ligantes e receptores estão na membrana plasmática. Portanto, a alternativa correta é: "I, II e IV, apenas."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais