Buscar

Principais modelos de desenvolvimento de software: Cascata; o modelo foi o primeiro modelo de processo a ser publicado e adquiriu tal nome pelo fat...

Principais modelos de desenvolvimento de software: Cascata; o modelo foi o primeiro modelo de processo a ser publicado e adquiriu tal nome pelo fato de encadear as fases subsequentes às anteriores, neste modelo tem-se algumas fases tais como: Definição e requisitos; projeto do sistema em si (ou software); implementação e testes por unidades criadas; integração e testes do sistema então finalizado e a operação e constante manutenção subsequente. (Fonte: Sommerville (2011, p. 20)) Incremental; esta forma de desenvolver parte da ideia de desenvolver em blocos, passar aos usuários para que testem e a partir destes testes continuar a construção por meio de versões intermediárias, até um ponto adequado de desenvolvimento em que o software esteja operante, funcional e atendendo as expectativas do cliente; a prototipagem é mais adequado quando o cliente não tem plena certeza do que necessita ou quer, assim o desenvolvedor pode passar em partes ou blocos o app ou software ao cliente para que seja avaliado, testado e posteriormente aceito ou aprimorado pelo mesmo. Evolucionário; a característica principal deste modelo é sua evolução ao longo do tempo, conforme o seu desenvolvimento progride podem ocorrer mudanças nas necessidades do cliente e dos produtos, face a isto ele tem por característica ser interativo e apresentar a possibilidade de evoluir em versões mais completas e atuais.
A Componentização, observa-se que durante as fases do processo de desenvolvimento de software alguns artefatos gerados tais como especificações, projeto de arquitetura, código-fonte, casos de teste e outros são próximos ou similares, ou as vezes até mesmo iguais, desta forma a combinação de reuso e componentes de software é uma boa alternativa para alcançar produtividade na elaboração de um produto e qualidade, visando custos mais baixos no processo de desenvolvimento.
Prototipagem; um protótipo é uma versão inicial usada para demonstrar conceitos, experimentar opções e ajudar no entendimento do problema.
Modelo espiral; o processo é desenvolvido de forma evolutiva até que o produto esteja completo, integra a gerência de projetos e as de engenharia (construção).
Componentização; combina o reuso de software e componentes de software visando produtividade, baixo custo e agilidade na produção (menos tempo).
Modelo UP; (processo unificado) define as funções do sistema aplicando uma abordagem baseada em cenários denominada: modelo de casos de uso.

Essa pergunta também está no material:

Engenharia de Software PTI
2 pág.

Análise e Desenvolvimento de Sistemas SENAC EADSENAC EAD

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Parece que você está descrevendo os principais modelos de desenvolvimento de software. Os modelos mencionados são: 1. Cascata 2. Incremental 3. Evolucionário 4. Componentização 5. Prototipagem 6. Modelo espiral 7. Modelo UP (processo unificado) Cada um desses modelos tem suas próprias características e aplicações específicas. Se você tiver alguma dúvida específica sobre algum desses modelos, fique à vontade para perguntar!

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais