Buscar

Dengue é a infecção mais importante provocada por um arbovírus em todo o mundo. O vírus pertence à família flaviviridae e é classificado em 4 sorot...

Dengue é a infecção mais importante provocada por um arbovírus em todo o mundo. O vírus pertence à família flaviviridae e é classificado em 4 sorotipos (1, 2, 3 e 4). No Brasil, tem sido uma causa importante de mortalidade, e por isso, motivo de constantes campanhas de saúde pública a favor da prevenção da doença. O diagnóstico é feito com base em exames laboratoriais, considerando que, clinicamente, pode ser confundido com outras patologias. Quanto ao diagnóstico laboratorial da dengue, é INCORRETO afirmar que:
A) O diagnóstico definitivo é feito através do isolamento do vírus, do antígeno viral ou detecção do RNA no soro ou tecido do paciente.
B) A detecção de anticorpos pode ser feita por várias metodologias. ELISA é o teste mais utilizado, porém não permite a identificação do sorotipo.
C) Os anticorpos IgM são, em geral, detectáveis, a partir do 5° ou 6° dia do início dos sintomas da doença. Normalmente, os títulos são mais elevados nos casos de infecção primária.
D) A detecção de níveis elevados de IgG pode ser indício de risco elevado de febre hemorrágica da dengue. Pacientes idosos e crianças normalmente fazem essa detecção para exclusão do risco.
E) Em indivíduo previamente infectado e com imunidade adquirida, os testes de ELISA não diferenciam o sorotipo viral.

Essa pergunta também está no material:

farmaceutico
16 pág.

Farmacologia I

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as alternativas: A) O diagnóstico definitivo é feito através do isolamento do vírus, do antígeno viral ou detecção do RNA no soro ou tecido do paciente. - Correta. B) A detecção de anticorpos pode ser feita por várias metodologias. ELISA é o teste mais utilizado, porém não permite a identificação do sorotipo. - Correta. C) Os anticorpos IgM são, em geral, detectáveis, a partir do 5° ou 6° dia do início dos sintomas da doença. Normalmente, os títulos são mais elevados nos casos de infecção primária. - Correta. D) A detecção de níveis elevados de IgG pode ser indício de risco elevado de febre hemorrágica da dengue. Pacientes idosos e crianças normalmente fazem essa detecção para exclusão do risco. - Incorreta. A detecção de níveis elevados de IgG não é um indicativo de risco elevado de febre hemorrágica da dengue. E) Em indivíduo previamente infectado e com imunidade adquirida, os testes de ELISA não diferenciam o sorotipo viral. - Correta. Portanto, a alternativa D é a incorreta.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais