Buscar

Sobre a concessão administrativa e judicial do Benefício de Prestação Continuada, analise as assertivas a seguir e identifique as corretas: I. O IN...

Sobre a concessão administrativa e judicial do Benefício de Prestação Continuada, analise as assertivas a seguir e identifique as corretas:

I. O INSS é parte legítima nas ações cujo objeto seja a concessão do Benefício de Prestação Continuada, não havendo litisconsórcio necessário da União.

II. Para as pessoas com deficiência é imprescindível a apresentação de atestados e exames médicos que comprovem a existência da deficiência, comprovantes de gastos com medicamento e tratamento médico, se houver.

III. Não cabe a Autarquia Previdenciária (Instituto Nacional do Seguro Social – INSS), a “operacionalização”, o processamento, a concessão e a fiscalização do Benefício de Prestação Continuada.

IV. Caso o Benefício de Prestação Continuada seja indeferido administrativamente, caberá recurso à Junta de Recursos do Conselho de Recursos da Previdência Social, no prazo de 30 dias, contados do recebimento da comunicação.

V. O requerente não pode realizar o seu pedido de Benefício de Prestação Continuada de forma administrativa, deve realizar sempre judicialmente.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as assertivas apresentadas: I. Correta. O INSS é parte legítima nas ações de concessão do Benefício de Prestação Continuada, não havendo litisconsórcio necessário da União. II. Incorreta. Para as pessoas com deficiência, a apresentação de atestados e exames médicos que comprovem a existência da deficiência, comprovantes de gastos com medicamento e tratamento médico, se houver, não é imprescindível para a concessão do benefício. III. Incorreta. Cabe sim ao INSS a "operacionalização", o processamento, a concessão e a fiscalização do Benefício de Prestação Continuada. IV. Correta. Caso o Benefício de Prestação Continuada seja indeferido administrativamente, cabe recurso à Junta de Recursos do Conselho de Recursos da Previdência Social, no prazo de 30 dias, contados do recebimento da comunicação. V. Incorreta. O requerente pode sim realizar o pedido de Benefício de Prestação Continuada de forma administrativa, não sendo obrigatório realizar judicialmente. Portanto, as assertivas corretas são I e IV.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais