Buscar

Questão 01“A filosofia da religião atualmente se encontra em situação precária dentro do conjunto. Não deve ser identificada simplesmente com a rel...

Questão 01

“A filosofia da religião atualmente se encontra em situação precária dentro do conjunto. Não deve ser identificada simplesmente com a religião filosófica ou com filosofia religiosa. Trata-se de indagação filosófica que usa métodos filosó-ficos com objetivos filosóficos. Mas não é qualquer filosofia capaz de criticar corretamente o mundo humano da fé e da religião. As filosofias que preten-dem simplesmente explicar a religião ou reduzi-la a elemento não religioso co-mo libido ou situação econômica alienada não servem. Da mesma maneira, não servem para estabelecer corretamente o sentido da religião hoje, as filoso-fias que se põem diretamente a serviço da fé (São Boaventura, Santo Tomás de Aquino) pois não se trata da simples recuperação de certos dogmas, p. ex, transcendência do Absoluto, pela filosofia. Cabe investigar se o fenômeno reli-gioso é originário e irredutível no homem, e se leva, por sua natureza, a um ter-mo supremo chamado Deus.”

(ZILLES, Urbano, Filosofia da Religião, 5ed. São Paulo 2004, p.17)

Com base na leitura do trecho acima, Zilles (2004) entende que seja tarefa da fi-losofia da religião na atualidade:

CLIQUE NA SUA RESPOSTA ABAIXO

  • Abrir espaço para concepções filosóficas de inspiração materialista, em fun-ção da situação socioeconômica e da divisão de classes sociais.
  • Repensar a relação entre filosofia da religião e sociedade pós iluminista, de modo dialético para afastar certas doutrinas e dogmas filosóficos e religiosos, mas que possa fundamentalmente recuperar e revalorizar a centralidade da ideia de Deus.
  • Recuperar e valorizar modelos teóricos que estão historicamente vinculadas à fé, como as filosofias dos Santos Padres.
  • Repensar a relação entre filosofia da religião e sociedade pós-iluminista, de modo dialético para afastar certas doutrinas e dogmas filosóficos e religiosos, mas que possa fundamentalmente não recuperar a centralidade da ideia de Deus.
  • Abrir espaço para concepções filosóficas centradas no indivíduo e no seu in-consciente, valorizando assim o papel da libido na vida humana, como de-monstrado pela Psicanálise.

Voltar


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais