Logo Passei Direto
Buscar
Fundamentos Filosóficos, Pedagógicos e Científicos da Educação Inclusiva e Especial Leia o excerto a seguir: Para Barroco (2007), ao ser proposto à Educação Especial, o método montessoriano tende ao aumento do desempenho básico sensório-motor, sendo que, conforme esse método, o elemento mais afetado nas crianças deficientes seria a percepção, causa pela qual os materiais didáticos propendiam, precisamente, fomentar a experiência sensorial, perante a ampliação do pensamento. Barroco, s. M. S. A educação especial do novo homem soviético e a psicologia de l. S. Vygotsky: implicações e contribuições para a psicologia e a educação. 2007. 414 f. Tese (doutorado em educação escolar) – faculdade de ciências e letras, universidade estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara-sp. Considerando o texto dado e os conteúdos abordados na aula, alguns fatores propiciaram a origem do método montessoriano. Analise as afirmativas a seguir que contemplem tais fatores: I - A constituição da aprendizagem a partir do psiquismo. II – Fomentar a experiência sensorial III – A ativação do pensamento inato pelos elementos externos. IV – A impossibilidade de acionar elementos psíquicos ao cognitivo do deficiente. São corretas as afirmativas: A São corretas as afirmativas, I, II e III, apenas. B São corretas as afirmativas I e II, apenas. C São corretas as afirmativas IV e I, apenas. D São corretas as afirmativas II e IV apenas.
User badge image
Danilo Azevedo

há 2 anos

User badge image
Danilo Azevedo

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I - A constituição da aprendizagem a partir do psiquismo. Essa afirmativa é verdadeira, pois o método montessoriano considera a importância do psiquismo na aprendizagem, focando no desenvolvimento integral da criança. II – Fomentar a experiência sensorial. Essa afirmativa também é verdadeira, já que o método montessoriano enfatiza a experiência sensorial como fundamental para o aprendizado, especialmente em crianças com deficiências. III – A ativação do pensamento inato pelos elementos externos. Essa afirmativa é um pouco mais complexa. O método montessoriano não se concentra apenas na ativação do pensamento inato, mas sim na interação da criança com o ambiente e os materiais didáticos. Portanto, essa afirmativa pode ser considerada verdadeira, mas não é o foco principal do método. IV – A impossibilidade de acionar elementos psíquicos ao cognitivo do deficiente. Essa afirmativa é falsa, pois o método montessoriano busca justamente ativar e desenvolver as capacidades cognitivas e psíquicas das crianças, independentemente de suas deficiências. Com base nessa análise, as afirmativas corretas são I e II. Portanto, a alternativa correta é: B) São corretas as afirmativas I e II, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra B: São corretas as afirmativas I e II, apenas. A afirmativa I está correta, pois o método montessoriano propõe a aprendizagem a partir do psiquismo, ou seja, a partir da compreensão do desenvolvimento cognitivo da criança. A afirmativa II também está correta, pois o método montessoriano busca fomentar a experiência sensorial, permitindo que a criança explore e descubra o mundo ao seu redor por meio dos sentidos. As afirmativas III e IV estão incorretas, pois não são fatores propiciadores da origem do método montessoriano.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina