Logo Passei Direto
Buscar
As transformações geradas pela ação protestante, ao contrário do que poderiam prever os reformadores (em especial Martinho Lutero), provocaram uma ruptura teológica – que a historiografia do tema convencionou chamar de icos e na Europa como um todo. Identifique o monarca que mediou os conflitos entre católicos e protestantes no Sacro Império Germânico.  Thomas Munzler.  Henrique VIII.  João Calvino.  Carlos V.  Jean-Baptiste Colbert.

a) Thomas Munzler.
b) Henrique VIII.
c) João Calvino.
d) Carlos V.
e) Jean-Baptiste Colbert.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar as alternativas apresentadas: a) Thomas Munzler - Não foi um monarca, mas sim um reformador protestante, portanto não é a resposta correta. b) Henrique VIII - Embora tenha rompido com a Igreja Católica, sua atuação foi mais voltada para a Inglaterra e não mediou os conflitos no Sacro Império Germânico. c) João Calvino - Também não foi um monarca, mas um reformador importante, especialmente em Genebra, e não mediou os conflitos no Sacro Império. d) Carlos V - Foi o imperador do Sacro Império Germânico e mediou os conflitos entre católicos e protestantes, sendo uma figura central nesse contexto. e) Jean-Baptiste Colbert - Foi um ministro de finanças de Luís XIV, não um monarca e não teve relação com os conflitos protestantes. A alternativa correta, que identifica o monarca que mediou os conflitos entre católicos e protestantes no Sacro Império Germânico, é: d) Carlos V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A alternativa correta é a letra d) Carlos V. Ele mediou os conflitos entre católicos e protestantes no Sacro Império Germânico.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O liberalismo surgiu como uma concepção econômica e política nos séculos XVII e XVIII, e influenciou inúmeros movimentos reformadores e revolucionários na Europa e na América. Sobre seus ideais, são feitas as seguintes afirmacoes: I – O liberalismo foi o sustentáculo ideológico para a organização econômica e política absolutista do Antigo Regime na Europa. II – O liberalismo, sendo uma ideologia burguesa, surgiu como forma de contestação aos poderes e aos privilégios dos estamentos privilegiados da sociedade, o alto clero e a nobreza. III – Os ideais liberais inspiraram diferentes reformas econômicas promovidas pelos Estados Absolutistas, mas não questionavam a organização política do Antigo Regime. Qual (is) afirmação (ões) está (ão) correta (s)?

Apenas a I.
Apenas a II.
Apenas a III.
Apenas a I e a II.
Apenas a II e a III.

Pode-se citar como características do pensamento iluminista a defesa da liberdade, a igualdade dos cidadãos perante a lei e a defesa da propriedade privada. Ainda que o movimento iluminista apregoasse a liberdade, em relação às políticas econômicas defendia a intervenção do Estado como forma de proteção do mercado interno. O Iluminismo contou com o apoio da Igreja Católica, que se adequou às transformações sociais da época, promovendo reformas liberalizantes em seus cultos e credos. A difusão dos ideais iluministas pela Europa e pela América contribuiu também para a disseminação dos princípios liberais da economia e da política. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Pode-se citar como características do pensamento iluminista a defesa da liberdade, a igualdade dos cidadãos perante a lei e a defesa da propriedade privada.
Ainda que o movimento iluminista apregoasse a liberdade, em relação às políticas econômicas defendia a intervenção do Estado como forma de proteção do mercado interno.
O Iluminismo contou com o apoio da Igreja Católica, que se adequou às transformações sociais da época, promovendo reformas liberalizantes em seus cultos e credos.
A difusão dos ideais iluministas pela Europa e pela América contribuiu também para a disseminação dos princípios liberais da economia e da política.
F – F – V – V.
F – V – V – F.
V – F – V – V.
V – V – F – V.
V – F – F – V.

No trecho citado acima, encontram-se características do contexto cultural iluminista. Assinale a alternativa correta em relação ao texto.

Kant afirma, em sua definição de esclarecimento, que a preguiça e a covardia devem ser valores a serem praticados pelos indivíduos frente aos avanços e às transformações burguesas.
Kant afirma, em sua definição de esclarecimento, que a apenas ao atingirem a maioridade civil os homens estão livres para pensar conforme suas próprias convicções.
Kant afirma, em sua definição de esclarecimento, que cada indivíduo deve buscar formação específica para poder debater em pé de igualdade com outros profissionais.
Kant afirma, em sua definição de esclarecimento, que os seres humanos devem ser livres para pensar, mas permanecem submetidos a tutores, como diretores espirituais e médicos.
Kant afirma, em sua definição de esclarecimento, que cada indivíduo tem autonomia, capacidade e liberdade de questionar-se sobre o mundo, de forma racional.

Nas diferentes transformações ocorridas na Idade Moderna destaca-se a chamada revolução científica, processo que levou a descobertas, inovações e profundas alterações nas concepções sobre como se dá o conhecimento. Em relação a esse processo, sobre as perspectivas dos cientistas e filósofos da ciência moderna, sobre as perspectivas dos cientistas e filósofos da ciência moderna, é correto afirmar que:  se valeram da experimentação, observação e razão para descobrir e explicar os fenômenos astronômicos e as leis da física.  se valeram da fé e da providência divina para explicar a natureza e as relações que o homem estabelecia com ela.  recuperaram os valores da Antiguidade Clássica para afirmar a validade dos dogmas religiosos medievais.  negaram a concepção antropocêntrica, afirmando que todo conhecimento era proveniente de Deus e de sua vontade.  apregoavam o ateísmo, porque acreditavam que a religião era um empecilho para o desenvolvimento do conhecimento.

a) se valeram da experimentação, observação e razão para descobrir e explicar os fenômenos astronômicos e as leis da física.
b) se valeram da fé e da providência divina para explicar a natureza e as relações que o homem estabelecia com ela.
c) recuperaram os valores da Antiguidade Clássica para afirmar a validade dos dogmas religiosos medievais.
d) negaram a concepção antropocêntrica, afirmando que todo conhecimento era proveniente de Deus e de sua vontade.
e) apregoavam o ateísmo, porque acreditavam que a religião era um empecilho para o desenvolvimento do conhecimento.

Mais conteúdos dessa disciplina