Buscar

QUESTÃO 3 A política é tema da Sociologia e foi tratada pelos pensadores clássicos. A relevância da vida pública e as decisões do Estado são temas ...

QUESTÃO 3


A política é tema da Sociologia e foi tratada pelos pensadores clássicos. A relevância da vida pública e as decisões do Estado são temas constantemente tratados por Max, Durkheim e Weber. O posicionamento destes pensadores acaba por dar bases na atualidade a movimentos políticos e ações do Estado em relação a sociedade.


FONTANA, Felipe. ​Pensamento Sociológico.Maringá-Pr.: Unicesumar, 2019. Reimpresso em 2023.


​Sobre o posicionamento dos clássicos da Sociologia em relação a política, julgue as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. Para Weber, o Estado deve se posicionar a favor da classe operária. Defensor do Socialismo e um crítico do nacionalismo, para ele, o Estado Nacional é um erro diante das necessidades das questões internacionais da classe trabalhadora.

II. Karl Marx foi um crítico do Estado liberal. Segundo o pensador alemão é uma expressão dos interesses da burguesia que fez do Estado um instrumento do seu poder e controle.

III. Émile Durkheim considera que o Estado deve ser agente regulador da sociedade e ter na Sociologia uma base de compreensão dos problemas sociais. O cientista social não deve se envolver na política, mas deve ser para ela um agente de esclarecimento.

IV. Marx critica a democracia liberal e a cidadania como instrumentos de manipulação da classe operária. Muitos dos problemas que são debatidos no Estado de Direito não passam pela questão fundamental que é a propriedade dos meios de produção, fator da desigualdade e determinante dos problemas sociais.


É correto o que se afirma em: ​

Alternativas


Alternativa 1:


 I e IV, apenas.


Alternativa 2:


 I, II e IV, apenas.


Alternativa 3:


 I, III e IV, apenas.


Alternativa 4:


 II, III e IV, apenas.


Alternativa 5:


 I, II e III, apenas.


Respostas

4 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as afirmativas: I. Para Weber, o Estado deve se posicionar a favor da classe operária. Defensor do Socialismo e um crítico do nacionalismo, para ele, o Estado Nacional é um erro diante das necessidades das questões internacionais da classe trabalhadora. - Errado. Weber não defendia o socialismo e não era crítico do nacionalismo. II. Karl Marx foi um crítico do Estado liberal. Segundo o pensador alemão é uma expressão dos interesses da burguesia que fez do Estado um instrumento do seu poder e controle. - Correto. Marx era crítico do Estado liberal. III. Émile Durkheim considera que o Estado deve ser agente regulador da sociedade e ter na Sociologia uma base de compreensão dos problemas sociais. O cientista social não deve se envolver na política, mas deve ser para ela um agente de esclarecimento. - Correto. Durkheim via o Estado como agente regulador da sociedade. IV. Marx critica a democracia liberal e a cidadania como instrumentos de manipulação da classe operária. Muitos dos problemas que são debatidos no Estado de Direito não passam pela questão fundamental que é a propriedade dos meios de produção, fator da desigualdade e determinante dos problemas sociais. - Correto. Marx criticava a democracia liberal e via a cidadania como instrumento de manipulação da classe operária. Portanto, a alternativa correta é a 2: "I, II e IV, apenas."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina