Sobre essas finalidades, assinale a alternativa CORRETA: Pode ser feita como preparação para outras modalidades, como relaxamento, para manutenção ou recuperação da saúde ou ainda de forma recreativa, competitiva e de convívio social. A Pode ser feita como preparação para outras modalidades, como relaxamento, para manutenção ou recuperação da saúde ou ainda de forma recreativa, competitiva e de convívio social. B Caráter natural, utilitário, guerreiro, ritualístico e recreativo e objetivava a luta pela vida, os ritos e cultos, a preparação para a guerra, as ações competitivas entre tribos e as práticas recreativas. C A arte de fortificar o corpo e dar-lhe agilidade. D Ginástica era entendida como a prática do exercício físico, que na pré-história tinha papel relevante para sua sobrevivência, expressando principalmente a necessidade vital de atacar e defender-se, possuindo o caráter utilitário, sendo transmitido através das gerações.
Em qual momento da história a ginástica teve decadência?
A Idade Média. B Renascimento. C Pré-História. D Antiguidade.
Dessa forma, quais foram as quatro principais escolas ginástica que influenciaram o surgimento dos principais metódos ginásticos?
A Americana, Espanhola, Sueca e Inglesa. B Alemã, Suíça, Holandesa e Sueca. C Francesa, Holandesa, Suíça e Espanhola. D Alemã, Sueca, Francesa e Inglesa.
Em relação à construção histórica da ginástica da pré-história à idade média, classifique em V as sentenças verdadeiras e F para as falsas: A ginástica era entendida como a prática do exercício físico, que na pré-história tinha papel relevante para sua sobrevivência, expressando principalmente a necessidade vital de atacar e defender-se, possuindo o caráter utilitário, sendo transmitido através das gerações. Buda atribuía aos exercícios o caminho da energia física, pureza dos sentimentos, bondade e conhecimento das ciências para a suprema felicidade do Nirvana (no budismo, estado de ausência total de sofrimento). A yoga tem suas origens na mesma época, retratando os exercícios ginásticos no livro Yajur Veda, que, além de um aprofundamento da Medicina, ensinava manobras massoterápicas e técnicas de respirar. Os gregos valorizavam não só a ginástica pedagógica, mas também a popular e a militar. Os sistemas metodizados e em grupo, assim como os termos halteres, atleta, ginástica, pentatlo, entre outros, são uma herança desse povo. As atividades sociais e físicas eram uma prática até a velhice, lotando os estádios destinados a isso. A prática de exercícios ocupou um lugar de destaque nas civilizações orientais e do novo mundo. Egípcios, assírios, babilônios, hititas, persas, chineses, japoneses e os índios pré-colombianos utilizavam a ginástica como objeto de culto, recreação e preparação guerreira. A queda do Império Romano foi muito positiva para a educação física, principalmente com a ascensão do cristianismo, que perdurou por toda a Idade Média. O culto ao corpo era um verdadeiro pecado. Também foi chamado, por alguns autores, de "Idade das Trevas". A V – F – F – V – F. B V – V – F – F – F. C V – V – V – V – F. D V – F – V – F – F.