Buscar

O papel que a Matemática desempenha na formação básica do cidadão brasileiro norteia estes Parâmetros. Falar em formação básica para a cidadania si...

O papel que a Matemática desempenha na formação básica do cidadão brasileiro norteia estes Parâmetros. Falar em formação básica para a cidadania significa falar da inserção das pessoas no mundo do trabalho, das relações sociais e da cultura, no âmbito da sociedade brasileira.

 

A pluralidade de etnias existente no Brasil, que dá origem a diferentes modos de vida, valores, crenças e conhecimentos, apresenta-se para a educação matemática como um desafio interessante.

 

Os alunos trazem para a escola conhecimentos, ideias e intuições, construídos através das experiências que vivenciam em seu grupo sociocultural. Eles chegam à sala de aula com diferenciadas ferramentas básicas para, por exemplo, classificar, ordenar, quantificar e medir. Além disso, aprendem a atuar de acordo com os recursos, dependências e restrições de seu meio.

 

A par desses esquemas de pensamentos e práticas, todo aluno brasileiro faz parte de uma sociedade em que se fala a mesma língua, se utiliza o mesmo sistema de numeração, o mesmo sistema de medidas, o mesmo sistema monetário; além disso, recebe informações veiculadas por meio de mídias abrangentes, que se utilizam de linguagens e recursos gráficos comuns, independentemente das características particulares dos grupos receptores.

 

Desse modo, um currículo de Matemática deve procurar contribuir, de um lado, para a valorização da pluralidade sociocultural, impedindo o processo de submissão no confronto com outras culturas; de outro, criar condições para que o aluno transcenda um modo de vida restrito a um determinado espaço social e se torne ativo na transformação de seu ambiente.

 

A compreensão e a tomada de decisões diante de questões políticas e sociais também dependem da leitura e interpretação de informações complexas, muitas vezes contraditórias, que incluem dados estatísticos e índices divulgados pelos meios de comunicação. Ou seja, para exercer a cidadania, é necessário saber calcular, medir, raciocinar, argumentar, tratar informações estatisticamente, etc.

 

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática/Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. 88p.

 

Diante do exposto nos Parâmetros Curiculares Nacionais, em relação as concepções da educação Matemática Crítica é correto o que se afirma em:

Escolha uma opção:

Um dos principais objetivos da Educação Matemática Crítica está fora do universo da Educação e está relacionado com problemas existentes no mundo fora da escola.

A aprendizagem pela proposta da Matemática Crítica é relevante para a democracia e para o desenvolvimento da cidadania, por isso, a linearidade do currículo deve ser priorizada para que nenhum conteúdo deixe de ser ensinado.

Para que o conhecimento matemático seja construido pelos alunos a Matemática Crítica preocupa-se com as influências culturais, tecnológicas e políticas mas, defende o distanciamento das contradições sociais para que o carater cientifico do conhecimento matemático seja preservado.

A Educação Matemática Crítica está relacionada com o desenvolvimento da matemácia, por isso contribui para a que os alunos sejam capazes de contar e fazer contas.

Nas atividades Matemática Crítica o grau de envolvimento dos alunos no desenvolvimento e, consequentemtente no controle do seu próprio processo educacional pode ser uma fonte de conflitos na relação professor aluno.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais