Buscar

s depósitos residuais são formados a partir do intemperismo físico, químico e biológico, que atuam de maneira conjunta, desagregando e modificando ...

s depósitos residuais são formados a partir do intemperismo físico, químico e biológico, que atuam de maneira conjunta, desagregando e modificando física e quimicamente as rochas, liberando os minerais e, posteriormente, os elementos e as substâncias associadas. Durante esse processo, ocorrem transformações que podem ser visualizadas em um perfil de alteração.

Sobre os processos que ocorrem no perfil de alteração, marque a alternativa correta:

A. 

A zona de oxidação representa, no perfil de solo, a área onde ocorre a precipitação dos elementos que foram lixiviados da zona de cimentação.

B. 

A zona de cimentação representa, no perfil de solo, a área onde ocorre a precipitação dos elementos que foram lixiviados da zona de oxidação.

C. 

Na zona de oxidação, a circulação da água é muito lenta, permitindo que os processos de alteração e deposição ocorram de forma completa.

D. 

Os elementos relativamente muito móveis, como o ferro, são lixiviados rapidamente para fora do perfil por meio das águas de percolação.

E. 

Na zona de cimentação, a água tem pH que varia de neutro a ácido, e o Eh (potencial de oxidação-redução) de neutro a oxidante, além de se deslocar rapidamente.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as alternativas: A. A zona de oxidação representa, no perfil de solo, a área onde ocorre a precipitação dos elementos que foram lixiviados da zona de cimentação. B. A zona de cimentação representa, no perfil de solo, a área onde ocorre a precipitação dos elementos que foram lixiviados da zona de oxidação. C. Na zona de oxidação, a circulação da água é muito lenta, permitindo que os processos de alteração e deposição ocorram de forma completa. D. Os elementos relativamente muito móveis, como o ferro, são lixiviados rapidamente para fora do perfil por meio das águas de percolação. E. Na zona de cimentação, a água tem pH que varia de neutro a ácido, e o Eh (potencial de oxidação-redução) de neutro a oxidante, além de se deslocar rapidamente. A alternativa correta é a letra B. A zona de cimentação representa, no perfil de solo, a área onde ocorre a precipitação dos elementos que foram lixiviados da zona de oxidação.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais