Buscar

As alterações promovidas pelo intemperismo nos materiais de origem podem resultar em dois tipos de depósitos: residuais e supergênicos. A respeit...

 

As alterações promovidas pelo intemperismo nos materiais de origem podem resultar em dois tipos de depósitos: residuais e supergênicos.

A respeito dos conceitos e das características desses depósitos, marque a alternativa correta:

A. 

Os depósitos residuais são formados a partir dos elementos que foram mobilizados e lixiviados da zona de oxidação, sendo precipitados na zona de cimentação ou fora do perfil de origem.

B. 

Os depósitos supergênicos são originados a partir da lixiviação parcial dos elementos; os elementos que não foram mobilizados formam concentrações na parte superior da rocha inalterada.

C. 

Para a formação dos depósitos supergênicos e residuais, algumas condições ambientais devem ser atendidas, como a litologia e o clima apropriados, além do relevo e de outras condições químicas e físicas favoráveis.

D. 

Os depósitos supergênicos e residuais constituem tipologias de depósitos minerais muito comuns, apresentando ocorrência em todos os locais onde já existiram climas temperados e subtropicais.

E. 

No processo de formação dos depósitos residuais e supergênicos, há forte influência dos processos magmáticos, responsáveis pelas altas temperaturas que facilitam a alteração.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C. Para a formação dos depósitos supergênicos e residuais, algumas condições ambientais devem ser atendidas, como a litologia e o clima apropriados, além do relevo e de outras condições químicas e físicas favoráveis.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais