Buscar

Quando oferecemos avaliações aos estudantes, criamos uma oportunidade importante. Tarefas e questões bem-elaboradas acompanhadas de devolutivas cla...

Quando oferecemos avaliações aos estudantes, criamos uma oportunidade importante. Tarefas e questões bem-elaboradas acompanhadas de devolutivas claras oferecem aos alunos um percurso de mentalidade de crescimento que os ajuda a saber que eles podem alcançar altos níveis de aprendizagem e, crucialmente, como podem chegar lá. Infelizmente, a maioria dos sis-temas de avaliação nas salas de aula dos Estados Unidos atua de modo contrário, comunicando informações aos alunos que fazem muitos deles pensarem que são um fracasso e que jamais poderão aprender matemática. Em anos recentes, trabalhei com professores que substituíram seus métodos de avaliação tradicionais com testes, no-tas e pontuações por avaliações focadas em dar aos alunos as informações que eles precisam para aprenderem bem, acompanhadas por mensagens de mentalidade de crescimento. Isso resultou em mudanças dramáticas em seus ambientes de sala de aula. A ansiedade ante a matemática, antes muito comum entre os alunos, desapareceu e foi substituída por autoconfiança, o que resultou em maiores níveis de motivação, engajamento e aprendizagem.

 

Boaler, Jo. Mentalidades matemáticas: estimulando o potencial dos estudantes por meio da matemática criativa, das mensagens inspiradoras e do ensino inovador [recurso eletrônico] / Jo Boaler ; tradução: Daniel Bueno ; revisão técnica: Fernando Amaral Carnaúba, Isabele Veronese, Patrícia Cândido. – Porto Alegre : Penso, 2018.

 

Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

 

I - A mudança no processo avaliativo, assim como, as estratégias de devolutivas e feedback não só em forma de notas, mas com correções, comentários e reflexões sobre a aprendizagem e as dúvidas sobre determinado conteúdo oferecem ao aluno uma experiência sobre seu próprio conhecimento e o desafiam a avançar para níveis mais elevados.

 

PORQUE

 

II - Uma lacuna que existe, na maioria, as salas de aula de matemática tradicional é que os alunos, raramente, sabem em que nível estão no processo de ensino e aprendizagem e, mais raro ainda é que eles tenham noção de que podem avançar. O foco principal é a memorização de métodos sem significado, e, geralmente, não conseguem se quer, falar o assunto que estão estudando.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Escolha uma opção:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

As asserções I e II são proposições falsas.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Ainda não temos respostas

Ainda não temos respostas aqui, seja o primeiro!

Tire dúvidas e ajude outros estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina