Buscar

Uma crítica aos métodos tradicionais de alfabetização, devido ao caráter reducionista desses métodos. Uma exaltação aos métodos tradicionais de alf...

Uma crítica aos métodos tradicionais de alfabetização, devido ao caráter reducionista desses métodos.
Uma exaltação aos métodos tradicionais de alfabetização, posto que eles são muito eficazes e contemplam todas as dimensões da linguagem.
Uma ressalva, pois, se com os métodos tradicionais de alfabetização todas as crianças aprenderem a ler e escrever, será justificada a eficácia deles.
Todas as alternativas estão corretas.
Nesta semana, nós estudamos um teórico russo, Mikhail Bakhtin, um dos mais importantes filósofos da linguagem, que traz contribuições fundamentais para o ensino da linguagem, e, portanto, da alfabetização. Com base no estudo desse filósofo, Nelita; Bortolotto; Pelandré (2015, p. 162) escrevem: “Se é certo que por tais métodos (tradicionais) a alfabetização ocorria, é certo também que estes se fundamentavam na ideia de que as crianças ao conseguirem entender a relação fonema-grafema e vice-versa, estariam aptas a lidar com a linguagem escrita e leitura em toda a sua complexidade (escrever e falar – práticas discursivas; relações humanas; alteridade; valores; crenças; ritos etc.), ou seja, com o compromisso social de comprometimento com a palavra minha e a do outro, enfim, com a interação humana.”
É correto afirmar que as autoras deixam implícita:
A alfabetização fundamentada na relação som-grafia garante à criança uma aprendizagem da linguagem em seus aspectos estruturais, sintáticos, semânticos e discursivos.
O ensino dos aspectos fonológicos, morfológicos e gráficos da língua não garantem à criança a aprendizagem dos aspectos discursivos e interacionais, fundamentais para as práticas sociais.
Os professores alfabetizadores não devem preocupar-se com as práticas discursivas da linguagem, pois elas serão objeto de ensino dos anos finais do Ensino Fundamental.
Os métodos de alfabetização chamados “tradicionais” são praticados até hoje e nunca receberam críticas, pois, com eles, todas as crianças são alfabetizadas.
a) Apenas I e II estão corretas.
b) Apenas II e III estão corretas.
c) Apenas III e IV estão corretas.
d) Apenas I e IV estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO I - SAL001 - Semana 6
3 pág.

Alfabetização e Letramento Universidade Virtual do Estado de São PauloUniversidade Virtual do Estado de São Paulo

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as alternativas, acredito que a opção correta é: b) Apenas II e III estão corretas. Isso porque as autoras deixam implícita a ideia de que o ensino dos aspectos fonológicos, morfológicos e gráficos da língua não garantem à criança a aprendizagem dos aspectos discursivos e interacionais, fundamentais para as práticas sociais, e que os professores alfabetizadores devem se preocupar com as práticas discursivas da linguagem, pois elas serão objeto de ensino dos anos finais do Ensino Fundamental.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais