Buscar

Identifique a alternativa que melhor explique a presença de figuras pagãs (não católicas, como as da mitologia greco-romana) no período do Renascim...

Identifique a alternativa que melhor explique a presença de figuras pagãs (não católicas, como as da mitologia greco-romana) no período do Renascimento, considerando que o tema religioso cristão não implicava, em princípio, na adoção de temas e figuras pagãs.
Como o Renascimento retoma o Classicismo da Antiguidade através do pensamento dos iluministas, surge obviamente a adoção de figuras e imagens daquele período, mas como metáfora dos temas cristãos.
A maior incidência da utilização de figuras pagãs encontra-se na arte gótica e não na Renascentista.
Os renascentistas, ao retomarem os temas da Antiguidade Clássica pregavam uma independência do pensamento dogmático cristão. Por isso, a adoção de figuras e temas pagãos.
Foi Michelangelo na Capela Sistina o primeiro a utilizar figuras pagãs.
Giotto foi o primeiro artista a adotar figuras pagãs, como os sátiros.
a.
b.
c.
d.
e.

Essa pergunta também está no material:

QUESTIONÁRIO UNIDADE I HISTÓRIA DA ARTE
4 pág.

Design de Interiores Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Considerando o contexto apresentado, a alternativa correta que melhor explica a presença de figuras pagãs no período do Renascimento é a opção D) Os renascentistas, ao retomarem os temas da Antiguidade Clássica pregavam uma independência do pensamento dogmático cristão. Por isso, a adoção de figuras e temas pagãos.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais