Buscar

Questão 1/10 - Trabalho e Sociabilidade A.1- No Tema 04 da vídeo aula 01, ao se estudar sobre Émile Durkheim e a divisão do social do trabalho, di...

Questão 1/10 - Trabalho e Sociabilidade A.1- No Tema 04 da vídeo aula 01, ao se estudar sobre Émile Durkheim e a divisão do social do trabalho, discutiu-se que para compreendermos as profundas diferenças que existem entre o trabalho antes e depois da Revolução Industrial, faz-se necessário estudar sobre um tipo de relação em sociedade que o autor denomina de “solidariedade”. A partir dos conteúdos trabalhados, analise as alternativas abaixo: I – Para Durkheim, a solidariedade diz respeito à se ter um espírito altruísta, ou seja, ser solidário, ter empatia com os demais. II – Émile Durkheim entende a solidariedade a partir da perspectiva das relações existentes entre as pessoas na sociedade, as formas como a sociedade trabalha e as relações consequentes. III – A solidariedade orgânica é típica da sociedade atual, capitalista, dessa forma mais complexa e com alta divisão do trabalho. É correto o que se afirma em: A I, apenas. B II, apenas. C I e III, apenas. D II e III, apenas. E I, II e III.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) II, apenas. Durkheim entende a solidariedade a partir da perspectiva das relações existentes entre as pessoas na sociedade, as formas como a sociedade trabalha e as relações consequentes. A solidariedade mecânica é típica de sociedades menos complexas, com baixa divisão do trabalho, enquanto a solidariedade orgânica é típica de sociedades mais complexas, com alta divisão do trabalho, como a sociedade atual, capitalista. Portanto, apenas a afirmativa II está correta.

0
Dislike1
User badge image

Thays Almeida

D II e III, apenas.

Resposta: A alternativa correta é a letra “D ”. Conforme os conteúdos trabalhados, Durkheim discute a solidariedade a partir da perspectiva das relações existentes entre as pessoas na sociedade, as formas como a sociedade trabalha e as relações consequentes. O autor trabalha duas formas de solidariedade, mecânica e orgânica. A primeira diz respeito às sociedades simples (tradicionais), e a Solidariedade orgânica refere-se à Sociedade complexa (contemporânea), na qual predomina uma alta divisão do trabalho – especialização. (Tema 04da vídeo aula 01).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais