Logo Passei Direto
Buscar
Existem diferentes formas e objetivos de leitura, como, por exemplo, a leitura de estudo ou informativa, a qual engloba várias fases ou etapas, cada uma delas servindo a um propósito específico. Suponha que você está realizando a leitura de alguns textos científicos com a intenção de instigar sua mente na busca por um tema para a realização de um trabalho futuro, visando ao descobrimento de algum assunto que lhe desperte interesse. Qual das fases a seguir seria mais apropriada para esse momento?
O tipo de leitura mais apropriado para sua demanda é a de reconhecimento ou prévia: leitura rápida, com a intenção de procurar um assunto de interesse. Como você ainda não sabe qual assunto irá focar seu trabalho, os demais tipos ainda não lhe seriam indicados, servem a propósitos inerentes a momentos posteriores ao que você se encontra agora:
A. Leitura de reconhecimento ou prévia.
B. Leitura reflexiva.
C. Leitura exploratória ou pré-leitura.
D. Leitura seletiva.
E. Leitura interpretativa.
User badge image
Pedagogiando

há 2 anos

User badge image
Pedagogiando

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Para identificar a fase de leitura mais apropriada para o momento em que você está buscando um tema para um trabalho, vamos analisar as opções: A. Leitura de reconhecimento ou prévia - Esta leitura é feita de forma rápida, com o objetivo de ter uma visão geral do conteúdo e identificar assuntos de interesse. É a mais indicada para o que você descreveu. B. Leitura reflexiva - Este tipo de leitura envolve uma análise mais profunda e crítica do texto, o que não é o foco no seu momento atual. C. Leitura exploratória ou pré-leitura - Embora possa parecer adequada, a leitura exploratória geralmente é mais focada em entender o contexto antes de uma leitura mais detalhada, e não necessariamente na busca de um tema. D. Leitura seletiva - Este tipo de leitura é utilizado quando você já tem um foco e busca informações específicas, o que não se aplica ao seu caso. E. Leitura interpretativa - Este tipo de leitura envolve uma análise detalhada e interpretação do texto, que também não é o que você está buscando neste momento. Portanto, a opção mais apropriada para o seu momento de busca por um tema é: A. Leitura de reconhecimento ou prévia.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A leitura mais apropriada para sua demanda é a de reconhecimento ou prévia (alternativa A). Como você ainda não sabe qual assunto irá focar seu trabalho, os demais tipos ainda não lhe seriam indicados, servem a propósitos inerentes a momentos posteriores ao que você se encontra agora.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Patrícia está iniciando um trabalho de pesquisa em seu curso de graduação, e neste momento está tratando do planejamento e projeto do mesmo. Ela elaborou um material contendo aspectos iniciais e fundamentais do projeto, e está ansiosa por iniciar a fase dos estudos preliminares da pesquisa. Ela apresenta a você o material elaborado, uma espécie de checklist de itens que irá elaborar, onde constam tema, problema e objetivos (geral e específicos), e pede sua opinião sobre o mesmo, desejando saber se, após elaborados aqueles elementos, ela já poderá iniciar os estudos preliminares. Ao avaliar o material, você percebe a falta de um elemento que, além de fundamental nesta primeira parte (que antecede os estudos preliminares), é também obrigatório para qualquer pesquisa. Qual seria ele?
O que falta para Patrícia, em seu material, é a definição da hipótese de pesquisa ou questões norteadoras (uma ou outra, em função do tipo de estudo a ser realizado). Os objetivos secundários são um elemento obrigatório desta parte inicial do projeto, mas são o mesmo que os objetivos específicos que ela já definiu. Anteprojeto e cronograma são elementos considerados não obrigatórios, que poderão ou não ser necessários, dependendo de algumas características da pesquisa – e mesmo que, no caso de Patrícia, fossem obrigatórios, seriam elaborados após os estudos preliminares. A revisão de literatura, por sua vez, é um dos elementos da etapa de estudos preliminares na qual Patrícia poderá ingressar tão logo conclua a definição dos elementos da primeira parte do projeto.
A. Revisão de literatura.
B. Hipótese ou questões norteadoras.
C. Objetivos secundários.
D. Anteprojeto.
E. Projeto definitivo.

A literatura especializada muitas vezes trata a pesquisa-ação e a pesquisa participante como tipos de pesquisa sinônimos, mas cada uma delas possui peculiaridades específicas. Preencha os parênteses, relacionando a pesquisa com seus objetivos.

A. A, B, A, B, B, A, A.
B. A, B, B, A, B, A, A.
C. A, B, A, B, A, A, A.
D. B, A, A, A, B, B, A.
E. B, A, B, B, A, B, B.

Mais conteúdos dessa disciplina