Buscar

Apesar de suas profundas contradições, o mundo já acatou que a Ideologia Californiana expressa o único caminho adiante para o futuro. A ideia de qu...

Apesar de suas profundas contradições, o mundo já acatou que a Ideologia Californiana expressa o único caminho adiante para o futuro. A ideia de que as tecnologias da informação dão poder ao indivíduo, aumentando suas liberdades individuais e reduzindo a força dos estados é marcante na Ideologia Californiana. A Ideologia Californiana se reflete também em uma espécie de utopia digital, em que todos serão ligados e também ricos, numa estranha evolução digital da ideia de livre mercado. No contexto do desenvolvimento da tecnologia e da sociedade nas trilhas da Ideologia Californiana, um novo apartheid está sendo criado entre os "ricos de informação" e os "pobres de informação". A Ideologia Californiana retira sua popularidade da própria ambiguidade de seus preceitos. Nas últimas décadas o trabalho desbravador dos ativistas da mídia comunitária foi grandemente recuperado pelas indústrias de alta tecnologia e mídia. Sobre o trecho acima, e levando em conta o que foi discutido nas aulas da disciplina sobre a Ideologia Californiana, marque a alternativa que contém a informação falsa:

a) A ideia de que as tecnologias da informação dão poder ao indivíduo, aumentando suas liberdades individuais e reduzindo a força dos estados é marcante na Ideologia Californiana.
b) A Ideologia Californiana se reflete também em uma espécie de utopia digital, em que todos serão ligados e também ricos, numa estranha evolução digital da ideia de livre mercado.
c) Nas últimas décadas o trabalho desbravador dos ativistas da mídia comunitária foi grandemente recuperado pelas indústrias de alta tecnologia e mídia.

Essa pergunta também está no material:

Segunda Prova - Comunicação e Cultura Digital
14 pág.

Cultura Digital Pontifícia Universidade Católica de Minas GeraisPontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar as alternativas: a) A ideia de que as tecnologias da informação dão poder ao indivíduo, aumentando suas liberdades individuais e reduzindo a força dos estados é marcante na Ideologia Californiana. - Esta afirmação está correta, pois a Ideologia Californiana realmente defende essa ideia. b) A Ideologia Californiana se reflete também em uma espécie de utopia digital, em que todos serão ligados e também ricos, numa estranha evolução digital da ideia de livre mercado. - Esta afirmação está correta, pois a Ideologia Californiana de fato promove essa visão de uma utopia digital. c) Nas últimas décadas o trabalho desbravador dos ativistas da mídia comunitária foi grandemente recuperado pelas indústrias de alta tecnologia e mídia. - Esta afirmação está correta, pois as indústrias de alta tecnologia e mídia têm absorvido muitas das ideias e práticas da mídia comunitária. Portanto, nenhuma das alternativas contém informações falsas. Todas as afirmações estão alinhadas com os princípios da Ideologia Californiana.

0
Dislike0
User badge image

Alejandro Monteiro

A resposta à pergunta sobre qual alternativa contém a informação falsa em relação à Ideologia Californiana é complexa, pois depende da interpretação dos termos e do contexto em que eles são usados. Vamos analisar cada alternativa detalhadamente para determinar qual pode conter uma informação potencialmente falsa:

a) A ideia de que as tecnologias da informação dão poder ao indivíduo, aumentando suas liberdades individuais e reduzindo a força dos estados é marcante na Ideologia Californiana.

  • Esta alternativa é verdadeira. A Ideologia Californiana de fato promove a ideia de que as tecnologias da informação empoderam o indivíduo e podem diminuir o poder do Estado, reforçando a liberdade individual. Esse conceito reflete a fusão do espírito de liberdade do contracultura dos anos 1960 com o entusiasmo pelo empreendedorismo tecnológico.

b) A Ideologia Californiana se reflete também em uma espécie de utopia digital, em que todos serão ligados e também ricos, numa estranha evolução digital da ideia de livre mercado.

  • Esta afirmação é uma interpretação que pode ser considerada um exagero da real visão da Ideologia Californiana. Enquanto a ideologia promove a conectividade e o potencial de riqueza através da tecnologia, ela não necessariamente afirma que "todos" estarão ligados ou serão ricos. A tecnologia, na prática, frequentemente aumenta a disparidade entre os que têm acesso à informação e os que não têm, criando desigualdades econômicas e sociais. Esta alternativa pode ser interpretada como falsa por apresentar uma generalização que não corresponde integralmente à realidade ou às intenções declaradas da Ideologia Californiana.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais