Buscar

O controle de convencionalidade originou-se na França, especificamente na década de 70, em um caso em que o Conselho Constitucional francês, de 197...

O controle de convencionalidade originou-se na França, especificamente na década de 70, em um caso em que o Conselho Constitucional francês, de 1975, entendeu não ser competente para analisar a convencionalidade preventiva das leis. Com base nessas informações, analise as sentenças a seguir:
I- Quanto aos sujeitos habilitados para a realização do controle de convencionalidade, deve-se compará-lo ao controle de constitucionalidade, no qual poderá haver controle difuso, realizado por todo e qualquer juiz no caso concreto, ou concentrado, possível de ser realizado apenas por determinados juízes.
II- O controle de convencionalidade é exercido através de uma harmonização das leis de um país, tendo-se como parâmetros os tratados internacionais que versem sobre temas diversos ou sobre direitos humanos.
III- O controle de convencionalidade acaba por gerar basicamente em dois efeitos, um efeito repressivo e o efeito positivo ou construtivo.
IV- Os tratados de direitos humanos internalizados servem de meio de controle concentrado (de convencionalidade) na produção normativa doméstica. Ainda, servem como paradigma para o controle difuso.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Somente a sentença I está correta.
b) Somente a sentença II está correta.
c) Somente a sentença III está correta.
d) As sentenças I, II, III e IV estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Aspectos do Direito Constitucional prova 3
5 pág.

Direito Constitucional II UNIASSELVI IERGSUNIASSELVI IERGS

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar as sentenças: I- Quanto aos sujeitos habilitados para a realização do controle de convencionalidade, deve-se compará-lo ao controle de constitucionalidade, no qual poderá haver controle difuso, realizado por todo e qualquer juiz no caso concreto, ou concentrado, possível de ser realizado apenas por determinados juízes. Isso está correto. O controle de convencionalidade pode ser comparado ao controle de constitucionalidade nesse aspecto. II- O controle de convencionalidade é exercido através de uma harmonização das leis de um país, tendo-se como parâmetros os tratados internacionais que versem sobre temas diversos ou sobre direitos humanos. Também está correto. O controle de convencionalidade utiliza tratados internacionais como parâmetros para harmonização das leis. III- O controle de convencionalidade acaba por gerar basicamente em dois efeitos, um efeito repressivo e o efeito positivo ou construtivo. Isso está incorreto. O controle de convencionalidade gera o efeito repressivo e o efeito expansivo, não o efeito positivo ou construtivo. IV- Os tratados de direitos humanos internalizados servem de meio de controle concentrado (de convencionalidade) na produção normativa doméstica. Ainda, servem como paradigma para o controle difuso. Isso está correto. Os tratados de direitos humanos internalizados servem como meio de controle concentrado e como paradigma para o controle difuso. Portanto, a alternativa correta é: d) As sentenças I, II e IV estão corretas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais