Buscar

O estudo da sociedade moderna e seus problemas despertou o interesse de diversos autores, entre eles, do sociólogo Émile Durkheim. Sobre a concepçã...

O estudo da sociedade moderna e seus problemas despertou o interesse de diversos autores, entre eles, do sociólogo Émile Durkheim. Sobre a concepção desse autor em relação à cidadania e à vida social, considere a citação acima e os conteúdos do livro-base Democracia, cidadania e sociedade civil e marque a alternativa correta.
A O ideal de cidadania deve propiciar a integração dos indivíduos e o sentimento de pertença à sociedade, evitando, dessa forma, que situações de anomia possam proliferar.
B Segundo Durkheim, a cidadania é uma condição encontrada somente nas sociedades mecânicas, que são aquelas sociedades ancestrais de pequenos grupos, como se verifica entre indígenas.
C Cidadania é o mesmo que vida social complexa. Todo processo social para ser eficiente deve ser realizado considerando os diferentes grupos e suas funções sociais.
D A posição de Durkheim se equivale a posição de Marx em relação à vida social e à cidadania, pois, para que a sociedade não desintegre cada indivíduo, grupo ou classe, precisa cumprir o seu papel social.
E Na sociologia funcionalista de Durkheim, o indivíduo vem primeiro e, por isso, a cidadania é sempre um projeto individual.

Essa pergunta também está no material:

APOL 2 P1 Democracia
8 pág.

Democracia Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar as opções: A) O ideal de cidadania deve propiciar a integração dos indivíduos e o sentimento de pertença à sociedade, evitando, dessa forma, que situações de anomia possam proliferar. B) Segundo Durkheim, a cidadania é uma condição encontrada somente nas sociedades mecânicas, que são aquelas sociedades ancestrais de pequenos grupos, como se verifica entre indígenas. C) Cidadania é o mesmo que vida social complexa. Todo processo social para ser eficiente deve ser realizado considerando os diferentes grupos e suas funções sociais. D) A posição de Durkheim se equivale a posição de Marx em relação à vida social e à cidadania, pois, para que a sociedade não desintegre cada indivíduo, grupo ou classe, precisa cumprir o seu papel social. E) Na sociologia funcionalista de Durkheim, o indivíduo vem primeiro e, por isso, a cidadania é sempre um projeto individual. A alternativa correta é a letra A) O ideal de cidadania deve propiciar a integração dos indivíduos e o sentimento de pertença à sociedade, evitando, dessa forma, que situações de anomia possam proliferar. Isso está alinhado com a concepção de Durkheim sobre a cidadania e a vida social.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais