Buscar

As primeiras manifestações da literatura portuguesa são textos em verso, as chamadas canções. Sobre os cancioneiros mais relavantes e suas respecti...

As primeiras manifestações da literatura portuguesa são textos em verso, as chamadas canções. Sobre os cancioneiros mais relavantes e suas respectivas características, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Cancioneiro da Ajuda.
II- Cancioneiro da Biblioteca Nacional.
III- Cancioneiro da Vaticana.
( ) Conhecido também pelo nome dos dois italianos que o possuíram – Cancioneiro Collocci-Brancuti –, contém 1.647 cantigas de todos os tipos, cujos autores datam dos reinados de Afonso III e D. Dinis. Trata-se de uma cópia italiana do século XVI.
( ) Também constitui uma cópia italiana do século XVI e contém uma coletânea de 1.205 cantigas, dos mais diversos tipos: amor, amigo, escárnio e maldizer. Foi localizado em 1840, na Biblioteca do Vaticano.
( ) Sua composição parece datar do século XIII, no reinado de Afonso III. Contém 310 cantigas, a maior parte delas de amor.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A I - II - III.
B III - I - II.
C II - III - I.
D I - III - II.

Essa pergunta também está no material:

AVALIAÇÃO 1 LITERATURA PORTUGUESA
6 pág.

Português Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar as características de cada cancioneiro: I- Cancioneiro da Ajuda: Sua composição parece datar do século XIII, no reinado de Afonso III. Contém 310 cantigas, a maior parte delas de amor. II- Cancioneiro da Biblioteca Nacional: Também constitui uma cópia italiana do século XVI e contém uma coletânea de 1.205 cantigas, dos mais diversos tipos: amor, amigo, escárnio e maldizer. Foi localizado em 1840, na Biblioteca do Vaticano. III- Cancioneiro da Vaticana: Conhecido também pelo nome dos dois italianos que o possuíram – Cancioneiro Collocci-Brancuti –, contém 1.647 cantigas de todos os tipos, cujos autores datam dos reinados de Afonso III e D. Dinis. Trata-se de uma cópia italiana do século XVI. A sequência correta é: C) II - III - I.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais