Logo Passei Direto
Buscar
As representações bizantinas caracterizavam-se pela: A ) utilização das técnicas criadas pelos egípcios, como a Lei da frontalidade. Devido à forte influência desse povo da Antiguidade, os bizantinos retratavam somente temas profanos. B ) postura rígida; a arte sacra bizantina tinha a idealização do belo, além de muita expressividade, com cores vivas e marcantes. Ao contrário de outros estilos, nas pinturas bizantinas não se percebe hierarquia na disposição das personagens. C ) apesar da pouca produção de pinturas e desenhos de origem bizantina, ela se caracterizava pela contemplação do belo. Por meio de representações de pessoas comuns, a arte bizantina se aproximava da arte clássica. D ) representação frontal das pessoas, com posturas rígidas, sendo os dedos das mãos e as cabeças de cada personagem representados do mesmo tamanho. Era uma arte sacra. E ) maneira com que todas as representações de pessoas eram feitas de perfil, devido à dificuldade técnica que os artistas bizantinos tinham de desenhar faces frontalmente. Outra característica é a forte noção de movimento impregnada nessas imagens.
User badge image
Denise Lima

ano passado

User badge image
Denise Lima

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A alternativa correta é a letra D) representação frontal das pessoas, com posturas rígidas, sendo os dedos das mãos e as cabeças de cada personagem representados do mesmo tamanho. Era uma arte sacra.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Com relação às produções artísticas góticas, pode-se afirmar que:
a ) essas produções eram estáticas e não apresentavam feições e nem movimento, diferentemente da arte românica.
b ) essas produções artísticas se diferenciavam dos estilos que as precederam por expressarem, essencialmente, temas pagãos, por meio de técnicas advindas da arte clássica greco-romana.
c ) apesar dos estilos românico e bizantino receberem forte influência de temas religiosos, a arte gótica não tinha relação com a sacralidade.
d ) ao recuperar características da arte grega, as produções góticas idealizavam o corpo perfeito e o belo.
e ) os artistas góticos pareciam motivados a transmitir sentimento, vida e movimento, em suas obras, por meio de sua técnica, que abordava formas e cores.

Com base na teoria de Gombrich (2013), de que maneira pode-se entender a função das representações artísticas para os seres humanos que viveram no período Paleolítico?
a ) Segundo Gombrich (2013), a arte rupestre tinha uma função além de decorativa e ilustrativa - por representar cenas do cotidiano dos grupos humanos do período paleolítico -, também funcionava como uma forma de delimitação de território e identidades culturais.
b ) Gombrich (2013) afirma que os artistas do período buscavam representar da forma mais realística possível os elementos naturais, as plantas e os animais, porque eles acreditavam que esses desenhos poderiam intervir no mundo natural. Assim, essas imagens tinham poderes sobrenaturais sobre aquilo que era representado.
c ) Para Gombrich (2013), as produções artísticas do período Paleolítico tinham a função de transcender a experiência dos seres humanos. Assim, a função da arte nesse período se aproxima do conceito de sublime, proposto por Kant, no período moderno.
d ) Para o autor, a arte tinha um sentido religioso e era uma forma de comunicação entre os seres humanos e as divindades que cultuavam. Esses deuses eram representados com a forma de animais, ou seja, apresentavam uma configuração zoomórfica.
e ) Por conta do caráter naturalista da arte rupestre, o autor afirma que ela tinha como função principal a representação objetiva do mundo real relacionada à compreensão, também racional e objetiva, que os primeiros grupos humanos tinham sobre do mundo a sua volta.

De que maneira se dá a distinção entre a arte produzida no período Neolítico e a produzida no Paleolítico?
A )
A distinção entre as artes desses dois períodos se dá pelo aperfeiçoamento de técnicas de polimento desenvolvidas no Paleolítico, as quais permitiram a construção de esculturas com técnicas mais elaboradas no período Neolítico, expressando a dimensão dualista da existência.
B )
A arte como forma de intervenção no mundo real é característica do período Neolítico, devido à crença de que aquilo que era representado aconteceria no cotidiano do grupo; enquanto no Paleolítico, acontecia o contrário. Para os humanos desse período, a crença era de que a arte seria uma forma de explicação do mundo e não uma extensão dele.
C )
No Paleolítico, eram feitas apenas pequenas esculturas e utensílios domésticos, enquanto no Neolítico, houve o florescimento da técnica aperfeiçoada pelos egípcios, responsável pela Lei da frontalidade, o que indica que os humanos desse período tinham maiores habilidades.
D )
A mudança radical entre o Paleolítico e o Neolítico se dá no trato com os produtos artísticos, que adquirem, no Neolítico, um valor simbólico como forma de distinção entre as classes, visto que só as camadas sociais que se encontravam no topo da pirâmide podiam possuir obras de arte. Já no Paleolítico, todos tinham acesso à arte.
E )
No Paleolítico, a arte tinha uma dimensão mágica e os grupos humanos acreditavam que ela influenciava o mundo físico concebido de modo monista, enquanto no Neolítico, a arte manifesta-se numa dimensão dualista e animista de mundo.

Mais conteúdos dessa disciplina