Buscar

trecho a seguir refere-se à Cartilha do Conselho Federal de Psicologia (CFP), cuja abordagem consiste em como o psicólogo atua no sistema prisiona...

 trecho a seguir refere-se à Cartilha do Conselho Federal de Psicologia (CFP), cuja abordagem consiste em como o psicólogo atua no sistema prisional através de grupos operativos.

 

As atividades em grupo realizadas dentro dos presídios são identificadas como sendo inovadoras e têm objetivos diversos, que vão desde estimular o processo de reflexão, até facilitar o processo de ressocialização e de reintegração social. Os cursos de capacitação para o trabalho com grupos dirigidos aos funcionários também são exemplos apontados inovadores, como podemos ver a seguir.

 

[...] “Sem dúvida nenhuma, os cursos de dinâmicas de grupo através de teatro (direitos humanos em cena) foi algo que iniciou como forma de capacitação para os funcionários, mas que tem também por objetivo alcançar a população carcerária, e através deste, estamos alcançando objetivos que vem de encontro aos direitos do preso”.

 

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. A prática profissional dos (as) psicólogos no Sistema Prisional/ Conselho Federal de Psicologia. - Brasília: CFP, 2009.

 

 

Considerando a temática "grupos operativos" e a realidade apresentada, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

 

I. Os grupos operativos no sistema prisional, como, por exemplo, os chamados "direitos humanos em cena", citados no trecho, possibilitam a melhora de competências dos participantes, como a flexibilidade, a capacidade de gestão de problemas e o enfrentamento das frustrações.

 

PORQUE

 

II. Pichon-Rivière observou que a experiência de troca de posições em um grupo operativo favorece um progresso em relação à saúde mental, através dos processos de assimilação e identificação entre os participantes do grupo.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) 

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

B) 

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

C) 

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) 

As asserções I e II são proposições falsas.

E) 

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais