Buscar

O Ratio Atque Institutio Studiorum Societatis Iesu(em português: Plano de organização de estudos da Companhia de Jesus), normalmente abreviada como...

O Ratio Atque Institutio Studiorum Societatis Iesu(em português: Plano de organização de estudos da Companhia de Jesus), normalmente abreviada como Ratio Studiorum, é uma espécie de coletânea, fundamentada em experiências vivenciadas no Colégio Romano, a que foram adicionadas observações pedagógicas de diversos outros colégios, cujo objetivo era instruir rapidamente todo jesuíta docente sobre a natureza, a extensão e as obrigações de seu cargo. Analise as asserções abaixo:
☺I - Foi publicada no ano de 1599, continha as regras que orientavam todas as atividades dos agentes diretamente ligados ao ensino.
☺II - Abrangia desde as regras do provincial, passando pelas do reitor, do prefeito de estudos, dos professores de modo geral.
☺III - Abrangia também cada matéria de ensino, as regras das provas escritas, da distribuição de prêmios, do bedel, chegando as regras dos alunos e concluindo com as regras das diversas academias.
IV - O Ratio surgiu com a necessidade de diversificar o procedimento pedagógico dos jesuítas diante da explosão do número de colégios confiados à Companhia de Jesus, como base de uma expansão em sua totalidade missionária.
A As asserções II, III e IV são verdadeiras.
B Todas as asserções são verdadeiras.
C As Asserções II e III são verdadeiras.
D As asserções I, II, e III são verdadeiras.

Essa pergunta também está no material:

SIMULADOS 0_5
21 pág.

Fundamentos do Processo Educacional no Contexto Histórico-filosófico Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) Todas as asserções são verdadeiras.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais