Logo Passei Direto
Buscar
Leia o excerto abaixo: “Os diuréticos aumentam a taxa do débito e volume urinário e, consequentemente, a excreção de eletrólitos. Os diuréticos têm diferentes usos clínicos, já que possuem diferentes mecanismos de ação. Produzem diurese por inibição da reabsorção de sódio, e as diferentes classes atuam em segmentos distintos do sistema tubular renal. O aumento da eficácia terapêutica resulta do bloqueio de múltiplos locais do néfron, uma vez que um segmento pode compensar a reabsorção de sódio diminuída em outro. Dessa forma, os diuréticos têm sido recomendados para o tratamento de hipertensão arterial, hipervolemia, insuficiência cardíaca e distúrbios eletrolíticos.” ALMEIDA, L. M. et al. Diuréticos: um artigo de revisão. Revista Científica FAGOC-Saúde, v. 2, n. 1, p. 78-83, 2017. Diuréticos utilizados no tratamento de hipertensão arterial podem ser divididos em quatro grandes grupos. Considerando os diferentes agentes diuréticos utilizados na farmacologia clínica, marque a opção que descreve corretamente características dos diuréticos de alça.
User badge image
Farmacia Auxilio

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Os diuréticos de alça, como a furosemida, são conhecidos por sua potente ação diurética. Eles atuam na alça de Henle, inibindo a reabsorção de sódio, potássio e cloro, o que resulta em um aumento significativo na excreção urinária. Esses diuréticos são frequentemente utilizados no tratamento de condições como insuficiência cardíaca e edema, além de serem eficazes no controle da hipertensão. Se precisar de mais informações sobre as características específicas dos diuréticos de alça, estou aqui para ajudar!

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Os diuréticos de alça são aqueles que atuam na alça de Henle, inibindo a reabsorção de sódio e cloreto. Esses diuréticos são mais potentes do que os diuréticos tiazídicos e poupadores de potássio, e são utilizados no tratamento de edema associado a insuficiência cardíaca congestiva, cirrose hepática e síndrome nefrótica. Alguns exemplos de diuréticos de alça incluem furosemida, bumetanida e torasemida. Eles podem causar perda excessiva de sódio, potássio e magnésio, além de aumentar o risco de desidratação e hipotensão.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

eia o excerto abaixo: “Os benefícios da terapia medicamentosa antiarrítmica são claramente evidentes no cenário agudo, quando um paciente apresenta uma arritmia altamente sintomática, nesses casos a terapia medicamentosa termina em minutos. Nesse cenário, os benefícios sintomáticos são óbvios e o risco é minimizado porque os pacientes são monitorados e expostos ao medicamento apenas por breves períodos de tempo. Por outro lado, com a terapia crônica, o equilíbrio entre risco e benefício é mais difícil de avaliar. A terapia crônica em um paciente com doença cardíaca pode ser eficaz em um determinado momento, mas a eficácia pode ser perdida posteriormente devido a uma mudança no substrato. A terapia antiarrítmica crônica não é satisfatoriamente eficaz nos ensaios clínicos mais controlados, as consequências da recorrência da arritmia são clinicamente importantes e o risco de efeitos adversos graves parece aumentar ao longo do tempo.” RODEN, D. M.; DARBAR, D.; KANNANKERIL, P. J. Antiarrhythmic drugs. In: WILLERSON, J. T. et al. (eds.) Cardiovascular Medicine. London: Springer, 2007. As drogas antiarrítmicas são importantes moduladores de canais iônicos. Considere as informações presentes no texto e marque a alternativa que descreve corretamente o mecanismo de ação dessas drogas. Medicamentos antiarrítmicos apresentam baixa toxicidade, pois operam impedindo a passagem de íons pelos canais iônicos. Os fármacos antiarrítmicos geralmente são eliminados principalmente pelas glândulas sudoríparas. As drogas antiarrítmicas desempenham mecanismo semelhante aos vasodilatadores, controlando a pressão arterial. Os efeitos farmacológicos clínicos dessas drogas não dependem das concentrações plasmáticas. Bloqueadores de canais de iônicos com especificidade têm sido amplamente utilizados para o desenvolvimento de novos medicamentos antiarrítmicos.

Leia o excerto abaixo: “As drogas vasoativas são de fundamental importância no tratamento do choque circulatório, pois exercem diversas ações farmacológicas, que induzem aumento do débito cardíaco e incremento da oferta de oxigênio, conforme o tipo de droga utilizada. Cabe ressaltar que a escolha da droga ou associação de drogas a ser utilizada deve ser baseada no mecanismo fisiopatológico envolvido na gênese do choque circulatório, assim como a dose ideal deve ser calculada sistematicamente no decorrer do tratamento, conforme as alterações dos parâmetros hemodinâmicos, tornando-se imprescindível o uso da monitoração hemodinâmica em determinadas situações.” FONSECA, J. C. L. Drogas vasoativas-Uso racional. Revista Socerj, v. 14, n. 2, p. 49, 2001. Fármacos vasoativos incluem agentes vasopressores e vasodilatadores. Utilizando informações presentes no texto, marque a opção que descreve o uso correto de fármacos vasoativos.

Os agentes vasodilatadores eficazes no aumento da pressão arterial nos estados de choque vasodilatador são a noradrenalina e a epinefrina.
Recentemente, terlipressina e metaraminol foram investigados por suas propriedades vasodilatadoras.
Agentes vasopressores eficazes no aumento da pressão e vasodilatadores promovem reduções nas pressões de enchimento ventricular.
A utilização de drogas vasoativas no suporte farmacológico tem se limitado à otimização do débito cardíaco.
Os vasopressores promovem a vasodilatação arterial e venosa, determinando a redução da pré e pós-carga e o aumento do débito cardíaco.

Leia o excerto abaixo: "Os antiarrítmicos, como muitas outras drogas, produzem ações amplamente divergentes nos pacientes: o espectro de respostas varia da supressão de arritmias altamente sintomáticas à ineficácia ou provocação de arritmias que ameaçam a vida pelas próprias drogas. A elucidação dos mecanismos subjacentes a essa impressionante variabilidade na resposta a medicamentos tem sido útil não apenas para melhorar a terapia com medicamentos antiarrítmicos disponíveis, mas também para apontar para novos mecanismos em arritmias e novas terapias." RODEN, D. M.; DARBAR, D.; KANNANKERIL, P. J. Antiarrhythmic drugs. In: WILLERSON, J. T. et al. (eds.) Cardiovascular Medicine. London: Springer, 2007. Arritmias constituem uma grande preocupação de saúde pública. Utilizando as informações presentes no texto acima, assinale a alternativa que descreve corretamente características dos antiarrítmicos.

Abordagens utilizadas para o desenvolvimento de medicamentos antiarrítmico se limitam ao bloqueio do canal de íons Na+.
Incorreta: Os fármacos antiarrítmicos formam um grupo muito heterogêneo de substâncias, sua função se limita a suprimir distúrbios do ritmo cardíaco.
Drogas antiarrítmicas podem ser consideradas moduladores de canais iônicos e geralmente são agrupados em grupos.
Fármacos antiarrítmicos apresentam um mecanismo geral que envolve o bloqueio dos receptores ß -adrenérgicos.
Fármacos antiarrítmicos apresentam um mecanismo geral que envolve o bloqueio dos receptores ß -adrenérgicos.

Leia o excerto abaixo: "A ação de um fármaco, quando administrado a humanos ou animais, pode ser dividida em três fases: fase farmacêutica, fase farmacocinética e fase farmacodinâmica. Na fase farmacêutica, ocorre a desintegração da forma de dosagem, seguida da dissolução da substância ativa. A fase farmacocinética abrange os processos de absorção, distribuição, metabolismo e excreção. A fase farmacodinâmica está relacionada com a interação do fármaco com seu alvo e a consequente produção do efeito terapêutico." PEREIRA, D. G. Importância do metabolismo no planejamento de fármacos. Química nova, v. 30, n. 1, p. 171-177, 2007. Os processos relativos às alterações provocadas por drogas no corpo são chamados de processos farmacodinâmicos. Utilizando informações presentes no texto, marque a opção que descreve corretamente aspectos farmacodinâmicos de um medicamento.

A grande maioria dos processos farmacodinâmicos envolve o transporte do medicamento através das membranas biológicas.
A farmacodinâmica é o estudo quantitativo da quantidade de droga, tempo de terapia e toxicidade desses compostos.
As considerações farmacodinâmicas determinam a via de administração, dose, duração do início, tempo de ação máxima, duração da ação e frequência de administração de um medicamento.
A farmacodinâmica tem como objetivo o estudo dos mecanismos da ação, efeitos bioquímicos, comportamentais e fisiológicos dos fármacos.