Logo Passei Direto
Buscar
Leia o excerto abaixo: "A ação de um fármaco, quando administrado a humanos ou animais, pode ser dividida em três fases: fase farmacêutica, fase farmacocinética e fase farmacodinâmica. Na fase farmacêutica, ocorre a desintegração da forma de dosagem, seguida da dissolução da substância ativa. A fase farmacocinética abrange os processos de absorção, distribuição, metabolismo e excreção. A fase farmacodinâmica está relacionada com a interação do fármaco com seu alvo e a consequente produção do efeito terapêutico." PEREIRA, D. G. Importância do metabolismo no planejamento de fármacos. Química nova, v. 30, n. 1, p. 171-177, 2007. Os processos relativos às alterações provocadas por drogas no corpo são chamados de processos farmacodinâmicos. Utilizando informações presentes no texto, marque a opção que descreve corretamente aspectos farmacodinâmicos de um medicamento.

A grande maioria dos processos farmacodinâmicos envolve o transporte do medicamento através das membranas biológicas.
A farmacodinâmica é o estudo quantitativo da quantidade de droga, tempo de terapia e toxicidade desses compostos.
As considerações farmacodinâmicas determinam a via de administração, dose, duração do início, tempo de ação máxima, duração da ação e frequência de administração de um medicamento.
A farmacodinâmica tem como objetivo o estudo dos mecanismos da ação, efeitos bioquímicos, comportamentais e fisiológicos dos fármacos.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar as opções apresentadas em relação aos aspectos farmacodinâmicos de um medicamento: 1. A grande maioria dos processos farmacodinâmicos envolve o transporte do medicamento através das membranas biológicas. - Esta afirmação é mais relacionada à farmacocinética, que trata da absorção e distribuição do fármaco. 2. A farmacodinâmica é o estudo quantitativo da quantidade de droga, tempo de terapia e toxicidade desses compostos. - Isso não descreve corretamente a farmacodinâmica, que se concentra nos efeitos do fármaco e não apenas em aspectos quantitativos. 3. As considerações farmacodinâmicas determinam a via de administração, dose, duração do início, tempo de ação máxima, duração da ação e frequência de administração de um medicamento. - Essa afirmação é mais relacionada à farmacocinética, que lida com a absorção e eliminação do fármaco. 4. A farmacodinâmica tem como objetivo o estudo dos mecanismos da ação, efeitos bioquímicos, comportamentais e fisiológicos dos fármacos. - Esta opção descreve corretamente a farmacodinâmica, que analisa como os fármacos atuam no organismo e seus efeitos. Portanto, a opção correta que descreve aspectos farmacodinâmicos de um medicamento é: A farmacodinâmica tem como objetivo o estudo dos mecanismos da ação, efeitos bioquímicos, comportamentais e fisiológicos dos fármacos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

eia o excerto abaixo: “Os benefícios da terapia medicamentosa antiarrítmica são claramente evidentes no cenário agudo, quando um paciente apresenta uma arritmia altamente sintomática, nesses casos a terapia medicamentosa termina em minutos. Nesse cenário, os benefícios sintomáticos são óbvios e o risco é minimizado porque os pacientes são monitorados e expostos ao medicamento apenas por breves períodos de tempo. Por outro lado, com a terapia crônica, o equilíbrio entre risco e benefício é mais difícil de avaliar. A terapia crônica em um paciente com doença cardíaca pode ser eficaz em um determinado momento, mas a eficácia pode ser perdida posteriormente devido a uma mudança no substrato. A terapia antiarrítmica crônica não é satisfatoriamente eficaz nos ensaios clínicos mais controlados, as consequências da recorrência da arritmia são clinicamente importantes e o risco de efeitos adversos graves parece aumentar ao longo do tempo.” RODEN, D. M.; DARBAR, D.; KANNANKERIL, P. J. Antiarrhythmic drugs. In: WILLERSON, J. T. et al. (eds.) Cardiovascular Medicine. London: Springer, 2007. As drogas antiarrítmicas são importantes moduladores de canais iônicos. Considere as informações presentes no texto e marque a alternativa que descreve corretamente o mecanismo de ação dessas drogas. Medicamentos antiarrítmicos apresentam baixa toxicidade, pois operam impedindo a passagem de íons pelos canais iônicos. Os fármacos antiarrítmicos geralmente são eliminados principalmente pelas glândulas sudoríparas. As drogas antiarrítmicas desempenham mecanismo semelhante aos vasodilatadores, controlando a pressão arterial. Os efeitos farmacológicos clínicos dessas drogas não dependem das concentrações plasmáticas. Bloqueadores de canais de iônicos com especificidade têm sido amplamente utilizados para o desenvolvimento de novos medicamentos antiarrítmicos.

Leia o excerto abaixo: “As drogas vasoativas são de fundamental importância no tratamento do choque circulatório, pois exercem diversas ações farmacológicas, que induzem aumento do débito cardíaco e incremento da oferta de oxigênio, conforme o tipo de droga utilizada. Cabe ressaltar que a escolha da droga ou associação de drogas a ser utilizada deve ser baseada no mecanismo fisiopatológico envolvido na gênese do choque circulatório, assim como a dose ideal deve ser calculada sistematicamente no decorrer do tratamento, conforme as alterações dos parâmetros hemodinâmicos, tornando-se imprescindível o uso da monitoração hemodinâmica em determinadas situações.” FONSECA, J. C. L. Drogas vasoativas-Uso racional. Revista Socerj, v. 14, n. 2, p. 49, 2001. Fármacos vasoativos incluem agentes vasopressores e vasodilatadores. Utilizando informações presentes no texto, marque a opção que descreve o uso correto de fármacos vasoativos.

Os agentes vasodilatadores eficazes no aumento da pressão arterial nos estados de choque vasodilatador são a noradrenalina e a epinefrina.
Recentemente, terlipressina e metaraminol foram investigados por suas propriedades vasodilatadoras.
Agentes vasopressores eficazes no aumento da pressão e vasodilatadores promovem reduções nas pressões de enchimento ventricular.
A utilização de drogas vasoativas no suporte farmacológico tem se limitado à otimização do débito cardíaco.
Os vasopressores promovem a vasodilatação arterial e venosa, determinando a redução da pré e pós-carga e o aumento do débito cardíaco.

Leia o excerto abaixo: "Os antiarrítmicos, como muitas outras drogas, produzem ações amplamente divergentes nos pacientes: o espectro de respostas varia da supressão de arritmias altamente sintomáticas à ineficácia ou provocação de arritmias que ameaçam a vida pelas próprias drogas. A elucidação dos mecanismos subjacentes a essa impressionante variabilidade na resposta a medicamentos tem sido útil não apenas para melhorar a terapia com medicamentos antiarrítmicos disponíveis, mas também para apontar para novos mecanismos em arritmias e novas terapias." RODEN, D. M.; DARBAR, D.; KANNANKERIL, P. J. Antiarrhythmic drugs. In: WILLERSON, J. T. et al. (eds.) Cardiovascular Medicine. London: Springer, 2007. Arritmias constituem uma grande preocupação de saúde pública. Utilizando as informações presentes no texto acima, assinale a alternativa que descreve corretamente características dos antiarrítmicos.

Abordagens utilizadas para o desenvolvimento de medicamentos antiarrítmico se limitam ao bloqueio do canal de íons Na+.
Incorreta: Os fármacos antiarrítmicos formam um grupo muito heterogêneo de substâncias, sua função se limita a suprimir distúrbios do ritmo cardíaco.
Drogas antiarrítmicas podem ser consideradas moduladores de canais iônicos e geralmente são agrupados em grupos.
Fármacos antiarrítmicos apresentam um mecanismo geral que envolve o bloqueio dos receptores ß -adrenérgicos.
Fármacos antiarrítmicos apresentam um mecanismo geral que envolve o bloqueio dos receptores ß -adrenérgicos.