Buscar

Henry Jenkins (2009) aborda os conceitos da Cultura da Convergência. Esse fenômeno é pautado por uma tríade convergente, que é composta pelos segui...

Henry Jenkins (2009) aborda os conceitos da Cultura da Convergência. Esse fenômeno é pautado por uma tríade convergente, que é composta pelos seguintes tópicos:

  • convergência midiática;

  • cultura participativa;

  • inteligência coletiva.

As narrativas convergentes (transmídias e crossmídias) estão sendo utilizadas amplamente na gestão de mídias sociais, visando a interatividade com o público-alvo e o fortalecimento desse relacionamento. Quando a estratégia é bem desenvolvida e aplicada o objetivo proposto pode ser alcançado com sucesso. 

Não foram só as empresas e marcas que transformaram a maneira de se comunicar e de se desenvolver economicamente. A democratização do uso das redes sociais digitais permite que os internautas e as comunidades produzam seus próprios conteúdos e desenvolvam monetariamente seus próprios projetos e produtos. Podemos citar como exemplo o processo do crowdfunding. Além de poderem exercitar a sua cidadania comunicativa.

Referência Bibliográfica:

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. 2 ed. São Paulo: Aleph, 2009. 

Levando em consideração as informações apresentadas em nossos estudos até aqui, relacione os aspectos da tríade convergente com as práticas comunicacionais e econômicas de:

  1. Empresas ou marcas

  2. Comunidades 

 



💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A tríade convergente composta por convergência midiática, cultura participativa e inteligência coletiva, conforme abordada por Henry Jenkins, influencia tanto as práticas comunicacionais e econômicas das empresas ou marcas quanto das comunidades. As empresas utilizam estratégias de convergência midiática e cultura participativa para interagir com o público-alvo e fortalecer o relacionamento, enquanto as comunidades se beneficiam da democratização das redes sociais digitais para produzir conteúdos, desenvolver projetos e produtos, exercitando sua cidadania comunicativa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais