Buscar

Leia o trecho a seguir: "A vinda da família real para o Brasil criou a necessidade da organização de uma estrutura sanitária mínima, capaz de dar s...

Leia o trecho a seguir: "A vinda da família real para o Brasil criou a necessidade da organização de uma estrutura sanitária mínima, capaz de dar suporte ao poder, já que várias doenças graves se espalhavam facilmente. O médico Oswaldo Cruz foi nomeado para dar um jeito neste problema. A sua primeira e conflituosa atitude foi promover uma ação de invasão a casas consideradas contaminadas, onde roupas, colchões e objetos acumulados e sujos foram queimados. O auge do conflito foi à instituição da vacinação compulsória e obrigatória contra a varíola. A população saiu às ruas e iniciou o movimento que ficou conhecido como Revolta das Vacinas." Fonte: LEMOS, T. Fisioterapia na saúde da família. Rio de Janeiro: Seses, 2015. p. 9 - 10. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre prevenção, educação e promoção da saúde, pode-se afirmar que as atitudes tomadas pelo médico sanitarista Oswaldo Cruz foram:
pouco efetivas, já que nenhuma ação de promoção à saúde foi realizada para educar e conscientizar a população sobre os seus hábitos de vida e sobre a ação benéfica e preventiva da vacinação.
totalmente efetivas, pois em caso de doenças contagiosas deve-se queimar objetos contaminados e promover a vacinação da população, sendo estas ações respectivamente de promoção a saúde e prevenção à doença.
pouco efetivas, já que nenhuma ação de promoção à saúde foi realizada para educar e conscientizar a população sobre os seus hábitos de vida e sobre a ação benéfica e preventiva da vacinação.
efetivas, pois sua atitude de queimar objetos contaminados e velhos foi uma medida de promoção à saúde que garantiu o fim da transmissão de várias doenças, entre elas a varíola, que na época dizimou centenas de pessoas.
efetivas em partes, pois a ação preventiva de invadir casas e queimar objetos da população foi inútil, já que não houve uma ação de conscientização associada. A vacinação, no entanto, foi um bom método de promoção à saúde.
pouco efetivas, pois o valor da vacina era inacessível à maioria da população e os que podiam pagar não foram conscientizados sobre os benefícios desta.

Essa pergunta também está no material:

Saúde Coletiva- PsicologiaARE1
13 pág.

Saúde Coletiva Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Com base nas informações fornecidas, as atitudes tomadas pelo médico sanitarista Oswaldo Cruz foram efetivas em partes, pois a ação preventiva de invadir casas e queimar objetos da população foi inútil, já que não houve uma ação de conscientização associada. A vacinação, no entanto, foi um bom método de promoção à saúde.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina