Buscar

Existem duas principais formas de Estado: o Estado Unitário, no qual há um único poder autônomo, e o Estado Federado, que possui múltiplos poderes ...

Existem duas principais formas de Estado: o Estado Unitário, no qual há um único poder autônomo, e o Estado Federado, que possui múltiplos poderes autônomos em um mesmo território. No Estado Unitário, o poder político é centralizado em um órgão governamental, responsável por tomar decisões e implementar políticas públicas em nome do país. Já no Estado Federado, o poder é compartilhado entre diferentes níveis de governo, cada um com sua própria esfera de atuação e autonomia. Considerando os elementos e características que definem cada forma de Estado, assinale a alternativa correta.

O Estado Unitário é marcado pela descentralização do poder e, portanto, na garantia de tomada de decisões e implementação de políticas públicas por unidades distintas de poder.
O Estado Federado é uma união dissolúvel de entes políticos dotados de autonomia, sendo possível, portanto, a separação de uma das unidades federativas, caso ela manifeste tal interesse.
O Estado Federado é marcado pela autonomia dos entes políticos que o compõem, o que significa que cada ente da Federação possui a capacidade de autolegislação, autogoverno e autoadministração.
Numa Federação, é precisamente o tratado internacional que define as competências de cada nível de governo, limita o poder do governo central e garante a união das unidades federativas num mesmo Estado.

Essa pergunta também está no material:

Colaborar - Av1 - Direito Público - A
2 pág.

Direito Público Universidade Norte do ParanáUniversidade Norte do Paraná

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Pela descrição fornecida, a alternativa correta é: O Estado Federado é marcado pela autonomia dos entes políticos que o compõem, o que significa que cada ente da Federação possui a capacidade de autolegislação, autogoverno e autoadministração.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais