Buscar

“Esparta e Atenas deram vida a dois ideais de educação: um baseado no conformismo e no estatismo, outro na concepção de paideia, de formação humana...

“Esparta e Atenas deram vida a dois ideais de educação: um baseado no conformismo e no estatismo, outro na concepção de paideia, de formação humana livre, e nutrida de experiências diversas, sociais, mas também culturais e antropológicas” (História da Pedagogia. São Paulo, Ed. Unesp, 1999, p. 82).


Sobre os dois modelos de educação pode-se afirmar que:


( ) Em Esparta, cidade-estado situada na península do Peloponeso, as atividades guerreiras ainda eram valorizadas, desenvolvendo uma educação severa, orientada na formação militar.

( ) Ao contrário dos atenienses, os espartanos não eram dados a refinamentos intelectuais, nem apreciavam os debates e discursos longos.

( ) Atenas foi “a escola de toda a Grécia”. Ao lado dos cuidados com a educação-física, destacava-se a formação intelectual, para participar das discussões e destinos da cidade.

( ) A educação em Atenas tinha, sob responsabilidade da família, o objetivo de formar o futuro cidadão, e era cumprida com austeridade.


A sequência correta, de cima para baixo, é:


 A) V – F – F – V

 B) F – V – F – V

 C) V – F – V – F

 D) F – V – V – F

 E) V – V – V – F

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A sequência correta, de cima para baixo, é: C) V – F – V – F

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais