Buscar

A unidade funcional do rim é o néfron. Ele é composto pelos glomérulos, no qual o sangue é filtrado e por seus segmentos renais associados, que abs...

A unidade funcional do rim é o néfron. Ele é composto pelos glomérulos, no qual o sangue é filtrado e por seus segmentos renais associados, que absorvem as substâncias filtradas e contém os compostos plasmáticos que serão excretados, o fluido tubular.

Assinale a alternativa correta a respeito desses processos.

Escolha uma:

a.

O hormônio aldosterona produzido pelas adrenais promove a captação de potássio na Alça de Henle. A aldosterona é um mineralocorticoide que estimula a síntese de canais de sódio voltagem-independentes da membrana apical das células principais dos ductos coletores, e da Na/K-ATPase na membrana basolateral.

b.

No processo de formação da urina a maioria das substâncias é reabsorvida no túbulo contorcido distal. As principais substâncias reabsorvidas são água, sódio, cloreto, potássio, glicose, aminoácidos, vitaminas, fosfato, bicarbonato e cálcio.

c.

O plasma é filtrado pelo glomérulo formando o filtrado glomerular. O filtrado glomerular é o conteúdo plasmático sem as proteínas. Cerca de 20% do plasma é filtrado pelo glomérulo por vez.

d.

Para qualquer soluto (X) que o rim não sintetiza, degrada ou acumula, a única rota de entrada é a veia renal, enquanto as duas únicas rotas de saída são a artéria renal e a uretra. Pela lei da ação das massas a entrada de X é igual à saída de X.

e.

A Taxa de Filtração Glomerular é sempre constante e não pode ser ajustada pelos rins de acordo com as necessidades fisiológicas.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as alternativas: a. O hormônio aldosterona produzido pelas adrenais promove a captação de potássio na Alça de Henle. A aldosterona é um mineralocorticoide que estimula a síntese de canais de sódio voltagem-independentes da membrana apical das células principais dos ductos coletores, e da Na/K-ATPase na membrana basolateral. b. No processo de formação da urina a maioria das substâncias é reabsorvida no túbulo contorcido distal. As principais substâncias reabsorvidas são água, sódio, cloreto, potássio, glicose, aminoácidos, vitaminas, fosfato, bicarbonato e cálcio. c. O plasma é filtrado pelo glomérulo formando o filtrado glomerular. O filtrado glomerular é o conteúdo plasmático sem as proteínas. Cerca de 20% do plasma é filtrado pelo glomérulo por vez. d. Para qualquer soluto (X) que o rim não sintetiza, degrada ou acumula, a única rota de entrada é a veia renal, enquanto as duas únicas rotas de saída são a artéria renal e a uretra. Pela lei da ação das massas a entrada de X é igual à saída de X. e. A Taxa de Filtração Glomerular é sempre constante e não pode ser ajustada pelos rins de acordo com as necessidades fisiológicas. A alternativa correta é a letra c. O plasma é filtrado pelo glomérulo formando o filtrado glomerular. O filtrado glomerular é o conteúdo plasmático sem as proteínas. Cerca de 20% do plasma é filtrado pelo glomérulo por vez.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais