Buscar

Assinale a alternativa correta quanto ao processo de formação da urina: Escolha uma: a. A função principal do sistema urinário é de excreção de met...

Assinale a alternativa correta quanto ao processo de formação da urina:

Escolha uma:

a.

A função principal do sistema urinário é de excreção de metabólitos nocivos ao corpo ou produtos que se encontram em excesso. A urina é formada pelos rins. Que são constituídos por milhares de unidades básicas funcionais, os néfrons. Os néfrons são formados por duas partes principais, o glomérulo (reabsorção e secreção), constituído pela associação dos capilares glomerulares com a cápsula de Bowman, e o túbulo renal (filtração).

b.

Os glomérulos filtram o sangue arterial, originando a urina primária existente na cápsula de Bowman. Esta se assemelha ao plasma sanguíneo, mas sem carboidratos e outras substâncias de grande peso molecular. A filtração ocorre pela diferença de pressão entre os capilares e a cápsula de Bowman.

c.

Após o processo de intensa reabsorção no túbulo proximal, as demais porções reabsorvem cada vez menos água e solutos, a exemplo dos túbulos distal e coletor, que praticamente são impermeáveis à água. Nesta porção, a absorção de água e Na+ é comandado principalmente pelos hormônios renina e eritropoietina.

d.

O túbulo distal reabsorve cerca de dois terços da água filtrada, do sódio e do cloreto. Ele reabsorve todas as moléculas orgânicas úteis que o organismo conserva (p. ex., glicose, aminoácidos). Reabsorve também frações significativas, porém não a totalidade, de muitos íons importantes, como potássio, fosfato, cálcio e bicarbonato. Trata-se do local de secreção de diversas substâncias orgânicas, que são produtos de degradação metabólica (p. ex., ácido úrico, creatinina) ou fármacos.

e.

A formação da urina ocorre em três etapas: filtração glomerular, reabsorção e secreção tubular. Na primeira etapa, ocorre filtração de grande quantidade de líquido através da membrana do capilar glomerular para a cápsula de Bowman; Na segunda etapa, a água e alguns solutos são reabsorvidos dos túbulos para o sangue; e por fim na última etapa ocorre a secreção de substâncias do sangue para os túbulos.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta quanto ao processo de formação da urina é a letra e. A formação da urina ocorre em três etapas: filtração glomerular, reabsorção e secreção tubular. Na primeira etapa, ocorre filtração de grande quantidade de líquido através da membrana do capilar glomerular para a cápsula de Bowman; Na segunda etapa, a água e alguns solutos são reabsorvidos dos túbulos para o sangue; e por fim na última etapa ocorre a secreção de substâncias do sangue para os túbulos.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais