Buscar

Sobre o sistema renal, avalie as afirmativas abaixo: I) O sistema urinário retira do organismo, através da urina, as substâncias em excesso e os pr...

Sobre o sistema renal, avalie as afirmativas abaixo:

I) O sistema urinário retira do organismo, através da urina, as substâncias em excesso e os produtos residuais do metabolismo, contribuindo para a manutenção da homeostasia. No processo de formação da urina, ocorrem três processos: a filtração glomerular, a reabsorção tubular e a secreção tubular.

II) Os rins controlam a concentração de íons hidrogênio do líquido extracelular ao excretarem urina ácida ou básica. A excre­ção de urina alcalina reduz a quantidade de ácido nos líquidos extracelulares, enquanto a excreção de urina ácida remove a base dos líquidos extracelulares.

III) A unidade funcional renal é o néfron. Dentro das espécies, quando ocorre variação do tamanho do animal, ocorre variação tanto no número de néfrons como no tamanho dos néfrons. O néfron é composto pelas seguintes estruturas: glomérulo, cápsula de Bowman, Túbulo contorcido proximal (TCP), Alça de Henle, Túbulo contorcido distal, Túbulo coletor cortical e Ducto coletor.

IV) A Aldosterona é o hormônio que está envolvido com a regulação da concentração de K+ no líquido extracelular, sendo secretado quando há diminuição da concentração de K++, promovendo a secreção de Na+ e, consequentemente, a reabsorção de K++.

Assinale a alternativa que apresenta o correto julgamento V (verdadeiro) ou F (falso) dos itens de I a IV, respectivamente.

Escolha uma:

a.

V;F;V;F.

b.

V;F;F;V.

c.

F;V;F;V.

d.

F;F;F;F.

e.

V;V;V;V.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

V;F;V;F.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais