Buscar

O que é lineatura? Unidade de medida tipo métrica, pode pertencer ao sistema Didot (equivalendo a 0,376 milímetros) ou ao sistema Inglês (equivalen...

O que é lineatura?
Unidade de medida tipo métrica, pode pertencer ao sistema Didot (equivalendo a 0,376 milímetros) ou ao sistema Inglês (equivalendo a 0,351 milímetros).
Indicadas por traços uniformes com pelo menos 3 mm de comprimento e que indicam onde o impresso deve ser cortado para ficar com suas dimensões finais.
Linhas horizontais e verticais, desenhadas em cor azul e que não são reproduzidas, servindo apenas para alocação correta dos elementos gráficos de um impresso.
Elemento gráfico que deve fazer parte da matriz e que é impresso na folha de entrada em máquina. Trata-se de uma estreita impressão padronizada que será descartada quando da finalização do impresso, mas que é fundamental para que o gráfico possa avaliar a qualidade do trabalho durante o andamento da impressão (quantidade de tinta, intensidade da umidade no caso do processo offset, registro etc).
Freqüência dos pontos que formam as retículas: quanto maior a freqüência deles (ou seja, quanto maior a lineatura), menores os pontos e mais bem simulados serão os meios-tons. Em contrapartida, quanto menor a LPI, pontos maiores e em menor número formam as retículas - de forma que se tornam mais visíveis a olho nu e resultam numa simulação mais deficiente dos meios-tons.

Essa pergunta também está no material:

Material Produção Gráfica
3 pág.

Produção Gráfica Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Lineatura é a unidade de medida que indica a frequência dos pontos que formam as retículas em um impresso. Quanto maior a lineatura, menores os pontos e mais bem simulados serão os meios-tons. Em contrapartida, quanto menor a lineatura, pontos maiores e em menor número formam as retículas, resultando em uma simulação mais deficiente dos meios-tons.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais