Buscar

Os microtúbulos, bem como todos os outros filamentos proteicos, precisam de proteínas acessórias que auxiliam no seu funcionamento. Entre essas pro...

Os microtúbulos, bem como todos os outros filamentos proteicos, precisam de proteínas acessórias que auxiliam no seu funcionamento. Entre essas proteínas estão as proteínas associadas aos microtúbulos (MAPs), que estão relacionadas aos microtúbulos, e que podem intensificar seu processo de polimerização, ou seja, estabilizam essas estruturas contra a dissociação e não apresentam instabilidade dinâmica.

Dessa forma, é correto afirmar:

A Algumas MAPs são consideradas estruturais, uma vez que elas se ligam lateralmente aos microtúbulos e são capazes de impedir que estes sejam despolimerizados.

As MAPs motoras não direcionam os movimentos das organelas, vesículas e outras macromoléculas.

C As MAPs motoras não produzem força.

D A cinesina é a única representante da classe de MAPs motoras responsáveis pela variedade de transportes dependentes de microtúbulos.

E Existem apenas dois tipos de proteínas motoras, que diferem entre si.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar as alternativas: A) Algumas MAPs são consideradas estruturais, uma vez que elas se ligam lateralmente aos microtúbulos e são capazes de impedir que estes sejam despolimerizados. - Esta afirmação está correta, pois algumas MAPs atuam estabilizando os microtúbulos. B) As MAPs motoras não direcionam os movimentos das organelas, vesículas e outras macromoléculas. - Esta afirmação está incorreta, pois as MAPs motoras estão envolvidas no direcionamento dos movimentos celulares. C) As MAPs motoras não produzem força. - Esta afirmação está incorreta, pois as MAPs motoras estão envolvidas na produção de força para movimentar estruturas celulares. D) A cinesina é a única representante da classe de MAPs motoras responsáveis pela variedade de transportes dependentes de microtúbulos. - Esta afirmação está incorreta, pois existem outras proteínas motoras, como a dineína, que também estão envolvidas no transporte dependente de microtúbulos. E) Existem apenas dois tipos de proteínas motoras, que diferem entre si. - Esta afirmação está incorreta, pois existem mais do que dois tipos de proteínas motoras. Portanto, a alternativa correta é a letra A.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais