Definir o jogo não é uma tarefa fácil, pode-se estar se referindo a jogos de adultos, crianças, adivinhas, xadrez, entre outros. Embora recebam a mesma denominação, têm suas especificidades. Brougère e Henriot apontam três níveis de diferenciação, o jogo pode ser visto como:
a) Uma participação ativa de crianças no mundo adulto e no mundo das ideias. b) O resultado de ações em um contexto de brincadeira, de emoções e força. c) O resultado de um sistema ambiental fora de um contexto social, sistemático e orgânico. d) Sistema de regras, emoções e contradições. e) O resultado de um sistema linguístico dentro de um contexto social, um sistema de regras e um objeto.
Após você ter definido jogo, responda entre as alternativas a seguir qual é conceito de brinquedo.
a) Brinquedo é associado a uma natureza primitiva do indivíduo. Tem uma determinação de uso, tem regras claras. b) Brinquedo não está relacionado a um objeto significativo, e sim a um objeto de desejo. c) Brinquedo supõe uma relação com a criança e uma indeterminação quanto ao uso, ou seja, a ausência de regras que organizam sua utilização. Estimulante material para fluir o imaginário infantil. d) Brinquedo não é um objeto, tem regras claras e é usado somente por crianças. e) Estimulante material para fluir o imaginário infantil associado ao homem primitivo.
Bachelar (1998, pp. 93-137) considera que as imagens que sobrevêm da infância nos aparecem como dois elementos que constantemente estão nos levando ao mundo das lembranças e da infância. Para nós, professores da Educação Infantil, é importante nos percebermos como pessoas que brincam e lembram suas brincadeiras e brinquedos e seus tempos de jogos com os amigos. Nós nos recordamos com carinho daquilo que mais nos agrada. Quais são esses elementos imagéticos?
a) Memória e o esquecimento. b) Memória e a imaginação. c) Memória e o brinquedo. d) Memória e a alegria. e) Memória e a leitura.
A importância do jogo, de acordo com Piaget, está na sua explicação para o desenvolvimento cognitivo da criança. O autor entende que:
a. Há vários tipos de jogos que facilitam o desenvolvimento. b. Há uma sequência para o desenvolvimento cognitivo: jogo motor, simbólico e de regras. c. A complexidade do desenvolvimento não está no jogo. d. A criança espera pelo jogo. e. O adulto aplica os diferentes jogos de acordo com a idade da criança.