Buscar

(EXCELÊNCIA/Prefeitura de Camboriú/SC/- 2017 - adaptada) A sociedade de consumo é um termo bastante utilizado para representar os avanços de produç...

(EXCELÊNCIA/Prefeitura de Camboriú/SC/- 2017 - adaptada) A sociedade de consumo é um termo bastante utilizado para representar os avanços de produção do sistema capitalista, que se intensificaram ao longo do século XX. As críticas sobre a sociedade de consumo direcionam-se não apenas pela perspectiva econômica, mas também pelo viés ambiental. Afinal, um dos efeitos do consumismo é a ampliação da exploração dos recursos naturais para a geração de matérias-primas voltadas à fabricação de mais e mais mercadorias. De acordo com este pressuposto assinale a alternativa que apresenta um contexto diferente da realidade de hoje
A sociedade mudou a trajetória de desenvolvimento incorporando de forma séria preocupações ambientais e sociais. Não há mais espécies em extinção, assim como foi decretado o fim da fome e da desigualdade no mundo.
Faz-se necessário encontrar meios econômicos alternativos ao desenvolvimento pautado no consumo. Não obstante, faz-se necessária também a promoção de políticas de reciclagem, além da reutilização ou reaproveitamento dos produtos não mais utilizados, contendo, assim, a geração de lixo e a demanda desenfreada por matérias-primas.
Um dos aspectos mais criticados no que se refere à sociedade de consumo é a obsolescência programada - ou obsolescência planejada -, que consiste na produção de mercadorias previamente elaboradas para serem rapidamente descartadas, fazendo com que o consumidor compre um novo produto em breve. Assim, aumenta-se o consumo, mas também aumenta a demanda por recursos naturais e maximiza a produção de lixo, elevando ainda mais a problemática ambiental decorrente desse processo.
Antes os itens eram produzidos para durar, para terem suas embalagens retornáveis, para serem consumidos em menor velocidade. No entanto, com o estabelecimento do modelo atual de desenvolvimento, instituiu-se a sociedade do consumo excessivo e contínuo onde cidadãos se tornaram consumidores
Há a devastação das florestas e o esgotamento até mesmo dos recursos renováveis, tais como a água própria para o consumo, as florestas e o solo. Além disso, os recursos não renováveis vão contando os dias para a escassez completa, tais como as reservas de petróleo e de diversos minérios utilizados para a fabricação dos mais diferentes produtos utilizados pela sociedade.
a) A sociedade mudou a trajetória de desenvolvimento incorporando de forma séria preocupações ambientais e sociais. Não há mais espécies em extinção, assim como foi decretado o fim da fome e da desigualdade no mundo.
b) Faz-se necessário encontrar meios econômicos alternativos ao desenvolvimento pautado no consumo. Não obstante, faz-se necessária também a promoção de políticas de reciclagem, além da reutilização ou reaproveitamento dos produtos não mais utilizados, contendo, assim, a geração de lixo e a demanda desenfreada por matérias-primas.
c) Um dos aspectos mais criticados no que se refere à sociedade de consumo é a obsolescência programada - ou obsolescência planejada -, que consiste na produção de mercadorias previamente elaboradas para serem rapidamente descartadas, fazendo com que o consumidor compre um novo produto em breve. Assim, aumenta-se o consumo, mas também aumenta a demanda por recursos naturais e maximiza a produção de lixo, elevando ainda mais a problemática ambiental decorrente desse processo.
d) Antes os itens eram produzidos para durar, para terem suas embalagens retornáveis, para serem consumidos em menor velocidade. No entanto, com o estabelecimento do modelo atual de desenvolvimento, instituiu-se a sociedade do consumo excessivo e contínuo onde cidadãos se tornaram consumidores
e) Há a devastação das florestas e o esgotamento até mesmo dos recursos renováveis, tais como a água própria para o consumo, as florestas e o solo. Além disso, os recursos não renováveis vão contando os dias para a escassez completa, tais como as reservas de petróleo e de diversos minérios utilizados para a fabricação dos mais diferentes produtos utilizados pela sociedade.

Essa pergunta também está no material:

SIMULADO MEIO AMBIENTE 1
6 pág.

Meio Ambiente Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais