Buscar

Antiga e aparentemente consensual, a crença de que o significado ou sentido de uma expressão é aquilo que ela indica no mundo extralin...

Antiga e aparentemente consensual, a crença de que o significado ou sentido de uma expressão é aquilo que ela indica no mundo extralinguístico manteve-se intocada por longo tempo, sem que se confirmasse tacitamente que ela, na realidade, se mostra improvável, talvez mesmo errônea. Foi apenas no ano de 1892, que tal noção, uma vez tornada objeto de estudo do filósofo, lógico e matemático alemão Friedrich Ludwig Gottlob Frege (1848-1925), de fato foi retomada. Ao reavaliar a proposição tida como consensual, Ferge aprofundou-a e estabeleceu uma distinção que lhe pareceu essencial entre dois termos, aos quais designou como: sentido e referência, fazendo notórios a definição e o alcance de cada um deles em uma de suas mais conhecidas publicações: Sobre o sentido e a referência – cf. Frege (2009). Na obra, o autor reconsidera a tese até então consagrada e teoricamente a refuta. Mediante o contexto apresentado, assinale a alternativa que apresenta a informação correta:
A antiga ideia de que o significado ou sentido de uma expressão é o que ela indica no mundo extralinguístico foi amplamente combatida por longo tempo.
Valendo-se das múltiplas relações de identidade que os signos são capazes de representar, o filósofo alemão Friedrich Ludwig Gottlob Frege procurou demonstrar que o sentido de uma expressão não corresponde ao objeto que ela designa.
O filósofo alemão Friedrich Ludwig Gottlob Frege foi o responsável por difundir a ideia tradicional de que o significado ou o sentido de uma expressão é aquilo que ela indica no mundo extralinguístico.
A ideia tradicionalmente aceita de que o significado ou sentido de uma expressão é o que ela indica no mundo extralinguístico foi sempre confirmada categoricamente.
O filósofo alemão Friedrich Ludwig Gottlob Frege foi um dos adeptos da crença de que o significado ou sentido de uma expressão é aquilo que ela indica no mundo extralinguístico.
a) A antiga ideia de que o significado ou sentido de uma expressão é o que ela indica no mundo extralinguístico foi amplamente combatida por longo tempo.
b) Valendo-se das múltiplas relações de identidade que os signos são capazes de representar, o filósofo alemão Friedrich Ludwig Gottlob Frege procurou demonstrar que o sentido de uma expressão não corresponde ao objeto que ela designa.
c) O filósofo alemão Friedrich Ludwig Gottlob Frege foi o responsável por difundir a ideia tradicional de que o significado ou o sentido de uma expressão é aquilo que ela indica no mundo extralinguístico.
d) A ideia tradicionalmente aceita de que o significado ou sentido de uma expressão é o que ela indica no mundo extralinguístico foi sempre confirmada categoricamente.
e) O filósofo alemão Friedrich Ludwig Gottlob Frege foi um dos adeptos da crença de que o significado ou sentido de uma expressão é aquilo que ela indica no mundo extralinguístico.

Essa pergunta também está no material:

5 pág.

Semântica Universidade Norte do ParanáUniversidade Norte do Paraná

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: b) Valendo-se das múltiplas relações de identidade que os signos são capazes de representar, o filósofo alemão Friedrich Ludwig Gottlob Frege procurou demonstrar que o sentido de uma expressão não corresponde ao objeto que ela designa.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais