Buscar

Urucu-Coari-Manaus O gasoduto Urucu-Coari-Manaus iniciou as operações em 2009 e tem capacidade de transportar 5,5 milhões de metros cúbicos/dia. O ...

Urucu-Coari-Manaus

O gasoduto Urucu-Coari-Manaus iniciou as operações em 2009 e tem capacidade de transportar 5,5 milhões de metros cúbicos/dia.

O gasoduto liga as unidades de produção localizadas no Polo Arara, em Urucu, até a cidade de Manaus (AM). A extensão deste caminho é de 663,2 km (trecho Urucu - Manaus), além de um total de 139,3 km em nove ramais para Coari.

O gás natural transportado neste gasoduto chega às usinas Manauara, Tambaqui, Jaraqui, Aparecida, Mauá, Cristiano Rocha e Ponta Negra - Urucu-Coari-Manaus. Nelas ele gera 760 MW de energia elétrica.

Com base nas informações do texto e em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta:

a. Além da ocorrência de gás natural na Amazônia, também é encontrado, em grande quantidade, o carvão mineral, ainda pouco explorado.

b. A ocorrência de gás natural na Amazônia decorre de oscilação do lençol freático que mobiliza a matéria orgânica desde o Pleistoceno.

c. Apesar da ocorrência de gás natural na Amazônia, a prospecção de petróleo é impossível de ocorrer por conta da cobertura vegetal.

d. A ocorrência de gás natural na Amazônia está relacionada ao acúmulo de matéria orgânica decomposta desde a Era Paleozoica.

e. A proximidade de Urucu com a fronteira da Bolívia facilita a exportação do combustível para os bolivianos. 


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base nas informações do texto e em meus conhecimentos, a alternativa correta é: d. A ocorrência de gás natural na Amazônia está relacionada ao acúmulo de matéria orgânica decomposta desde a Era Paleozoica.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais