Buscar

A Vigilância Socioassistencial é um dos objetivos da política de assistência social, e está presente na LOAS (Lei 8742/93), na PNAS 2004 e na Norma...

A Vigilância Socioassistencial é um dos objetivos da política de assistência social, e está presente na LOAS (Lei 8742/93), na PNAS 2004 e na Norma Operacional do SUAS 2012. Esse objetivo, por sua vez, se materializa no estabelecimento de um conjunto de práticas específicas no âmbito da gestão do SUAS. Em relação à definição e aos objetivos específicos da Vigilância Socioassistencial, indique se as afirmativas são verdadeiras (V) ou falsas (F).
A Vigilância Socioassistencial pode ser definida como um conjunto de atividades voltadas para a análise da capacidade protetiva das famílias e a ocorrência de vulnerabilidades num território, assim como ameaças, vitimizações e danos.
A Vigilância Socioassistencial não é um objetivo da assistência social, sendo apenas uma atividade realizada por algumas pessoas na gestão da política para planejar ações.
Não faz parte das atividades da Vigilância Socioassistencial monitorar a incidência de situações de violação de direitos, cabendo essa função apenas a outros órgãos como o Conselho Tutelar ou as delegacias especializadas.
A Vigilância Socioassistencial na política de assistência social se refere à necessidade de estar sempre alerta às situações que ocorrem nos territórios onde a política é executada, de maneira a prevenir situações de risco.
A Vigilância Socioassistencial ocorre em dois contextos complementares: no que se refere ao conhecimento e compreensão dos riscos e vulnerabilidades nos territórios e no contexto da oferta dos serviços, atuando para garantir padrões dos serviços e benefícios socioassistenciais, conforme as normas e orientações técnicas.
V
F
F
F
F

Essa pergunta também está no material:

Conhecendo a Vigilância Socioassistencial - Módulo 1
4 pág.

Serviço Social Faculdade José Lacerda Filho de Ciências AplicadasFaculdade José Lacerda Filho de Ciências Aplicadas

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as afirmativas, temos: 1. A Vigilância Socioassistencial pode ser definida como um conjunto de atividades voltadas para a análise da capacidade protetiva das famílias e a ocorrência de vulnerabilidades num território, assim como ameaças, vitimizações e danos. - Verdadeiro (V) 2. A Vigilância Socioassistencial não é um objetivo da assistência social, sendo apenas uma atividade realizada por algumas pessoas na gestão da política para planejar ações. - Falso (F) 3. Não faz parte das atividades da Vigilância Socioassistencial monitorar a incidência de situações de violação de direitos, cabendo essa função apenas a outros órgãos como o Conselho Tutelar ou as delegacias especializadas. - Falso (F) 4. A Vigilância Socioassistencial na política de assistência social se refere à necessidade de estar sempre alerta às situações que ocorrem nos territórios onde a política é executada, de maneira a prevenir situações de risco. - Verdadeiro (V) 5. A Vigilância Socioassistencial ocorre em dois contextos complementares: no que se refere ao conhecimento e compreensão dos riscos e vulnerabilidades nos territórios e no contexto da oferta dos serviços, atuando para garantir padrões dos serviços e benefícios socioassistenciais, conforme as normas e orientações técnicas. - Falso (F) Portanto, as respostas corretas são: V, F, F, V, F.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais