Buscar

A Ação Social Arquidiocesana-cc

Prévia do material em texto

CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO E SUA RELAÇÃO COM O SERVIÇO SOCIAL
A Ação Social Arquidiocesana, ASA, e uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que visa, promove atendimentos as pessoas em situação de vulnerabilidade social, desenvolvendo ações para inclusão dos usuários, desse modo, a ASA e uma ONGs que busca promove o desenvolvimento do usuário integrá-lo na sociedade.
A instituição surgiu em 1956 vinculada ao idealismos da igreja católica, contudo, assim como no movimento de reconceituação, ela cria um caráter crítico, vinculado uma postura ética-político. Desse modo, a ASA surgiu vinculada uma perspectiva filantrópica de caridade e benemerência, mas ela passa por uma nova roupagem, que desvincula da perspectiva de caridade, executando seus serviços segundo a política nacional de assistência social (PNAS), como a Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), ou seja, apesar de se uma instituição da igreja católica a religião não interfere nas ações sociais da instituição.
O projeto que será analisado é uma serviço que está intrínseco como a Ação Social Arquidiocesana, o serviço Levanta-te e Vêm para o Meio que surgiu em 2010 por meio de uma franquia da Associação para Valorização da pessoa com Deficiência(AVEPE), contudo, em 2015 a franquia foi encerrada, e a ASA assume o serviço reformulando para o atendimento de pessoas com deficiência, prestando cursos de qualificação profissional e inclusão no mercado de trabalho, mas em 2017 a prefeitura de Teresina por meio da Secretaria Municipal da Cidadania Assistência social e Políticas integradas(SEMCASPI), amplia o atendimento para as pessoas com deficiência auditiva, promovendo o serviço de auxílio ao surdo, o que garantia para eles o acompanhamento de interpretantes de libras, permitindo acessibilidade para as pessoas surdas. Já em 2020, ele passa a está vinculado com a Ação Social Arquidiocesana (ASA) em conjunto com Ministério Público do Trabalho-MPT\PI, executando projeto de trabalho acessível, tendendo, identificar pessoas com deficiência que buscam conquista um emprego.
Além disso, o serviço Levanta-te e Vêm para o Meio, possui como objetivo promove a inclusão de pessoas com deficiências, como presta assessoria as empresas, portanto, o serviço Levanta-te e Vêm para o Meio promove ações desenvolvimento profissional a partir de cursos profissionalizantes, como cursos de administração e informática. Como também, o serviço busca identifica as experiências dos usuários e potencializá-las, ou seja, visando contribui para a formação profissional das pessoas com deficiência, para a sua inserção nas diversas áreas de atuação profissional. Portanto, o serviço Levanta-te e Vêm para o Meio é um projeto de assistência social que procura a implementação de um projeto de inclusão profissional de pessoas com deficiência no ambiente de trabalho, buscando ir além de um preenchimento de cotas, mas que proporcione a inclusão de pessoas com deficiência no mundo do trabalho de forma dignamente e cidadã.
Como base nas colocações subscritas, é possível analisa como o novo processo do sistema de proteção social no Brasil, que utiliza cada vez mais o terceiro setor, como a sociedade civil, como veículos para responde sobre a manifestações da questão social, como a autora Duarte(2010) coloca que o terceiro setor é utilizando a parti de duas dimensões, para o processo de redimensionamento do Estado, é como ele funcional para promoção de um clima de alienação e igualdade com as classes trabalhadora, ou seja, ele é utilizado como articulado para diminui o enfrentamento da questão social, como também, para fragilização dos conflitos e da luta da classe trabalhadora. Diante dessa caracterização, que se insere as ONGs como recursos para diminuição do Estado e proliferação da responsabilidade, a resposta da questão social para o capital privado, ampliando o discurso neoliberal.
[...] as ONGs encontram-se como expressões do terceiro setor e inseridas na sua lógica e contraditoriedade. Tais organizações destacam-se como respostas privadas às expressões da questão social, por fora das instituições estatais, contribuindo com o mito da eficácia privada em detrimento do público estatal. (DUARTE,2010, p. 69)
Desse modo, o trabalho do serviço social nas ONGs desenvolvido pelo serviço Levanta-te e Vêm para o Meio, está fragmentado na qualificação de pessoas como deficiência, para inclusão profissional, ou seja, é um projeto de assistência social que busca a isenção delas ao mercado de trabalho, como presta auxílios e conhecimento sobre o mercado de trabalho, mas também busca presta a assessoria as empresas, para promover espaço para as pessoas com deficiências, é para mobiliza as empresas para a contratação de pessoas como deficiência para além do preenchimento de cotas.
 Referencias 
DUARTE, Janaína Lopes do Nascimento. Cotidiano profissional do assistente social: exigências profissionais, identidade e autonomia relativa nas ONGs. In: Textos & Contextos (Porto Alegre), v. 9, n. 1, p. 66 - 76, jan./jun. 2010.
Levanta-te e vem para o meio. Asa Teresina, 2020.disponivel em: http://asateresina.org.br/levanta-te-e-vem-para-o-meio/ . Acesso em: 01, out.2022
“Levanta-te-vem-para-o-meio” apresenta resultados da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Cidade verde, Teresina,26, jun.2021. disponível em: https://cidadeverde.com/noticias/349181/levanta-te-vem-para-o-meio-apresenta-resultados-da-inclusao-de-pessoas-com-deficiencia-no-mercado-de-trabalho . Acesso em: 01, out.2022

Continue navegando

Outros materiais