Buscar

9. Uma das grandes dicotomias do direito é a que divide o direito público do direito privado. Escolha a alternativa que define corretamente o crité...

9. Uma das grandes dicotomias do direito é a que divide o direito público do direito privado. Escolha a alternativa que define corretamente o critério dessa divisão quanto à forma da relação jurídica:
a) Direito privado: quando as partes se encontram em situação de igualdade; quando uma das partes pode sujeitar a outra à sua vontade diz-se que a relação pertence ao direito público.
b) No direito público predomina o interesse do particular; no direito privado prevalece o interesse do agente público, o representante da sociedade, o Estado.
c) No direito privado prevalece o direito do particular; no direito público prevalece o direito do agente público, o representante da sociedade, o Estado.
d) Quando a norma apresenta um caráter imperativo (jus cogens) e, portanto, obrigatória para todos, deverá pertencer ao domínio do direito público; quando prevalece a autonomia da vontade e dos interesses dos particulares será o domínio do direito privado.
e) No direito público prevalece a forma política; no privado, a forma prescrita pela sociedade.

Essa pergunta também está no material:

IED Exercício 4 2020_1-1 (2)
6 pág.

Introdução ao Direito I Faculdade Joaquim Nabuco RecifeFaculdade Joaquim Nabuco Recife

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra d) Quando a norma apresenta um caráter imperativo (jus cogens) e, portanto, obrigatória para todos, deverá pertencer ao domínio do direito público; quando prevalece a autonomia da vontade e dos interesses dos particulares será o domínio do direito privado.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais