Buscar

A primeira fonte de teorização da literatura não surgiu propriamente no campo da filosofia, mas da própria literatura grega, quando nas epopeias ho...

A primeira fonte de teorização da literatura não surgiu propriamente no campo da filosofia, mas da própria literatura grega, quando nas epopeias homéricas os personagens questionam-se acerca da melhor forma de narrar os feitos heroicos. Levando em consideração que as narrativas literárias norteadoras da literatura ocidental vieram da Ilíada e da Odisseia, muito se pode afirmar delas. Sobre essas obras, assinale a alternativa CORRETA:
A No trecho da Odisseia '[...] contas muito bem o destino dos aqueus [...] como se ali tivesses estado, ou ouvido de alguém que esteve. Agora, muda de tom e conta o ardil do cavalo de madeira', observa-se noções rudimentares da arte da narrativa literária.
B Em Ilíada e na Odisseia, pela primeira vez, viu-se a literatura ocidental problematizar a própria literatura.
C Na obra de Homero, observa-se, dentre outras funções, a narração de ações heroicas entre homens e deuses que o poeta deveria celebrar, nesse sentido, a literatura em seus primórdios propunha-se como uma narrativa com poder comunitário de encantamento.
D Não há como deduzir de trechos de a Ilíada e da Odisseia teorizações relativas à literatura, ainda que fossem rudimentares e versassem sobre a sua natureza, origem e função.

Essa pergunta também está no material:

avaliação 2 literatura
6 pág.

Filologia do Português Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C. Na obra de Homero, observa-se, dentre outras funções, a narração de ações heroicas entre homens e deuses que o poeta deveria celebrar, nesse sentido, a literatura em seus primórdios propunha-se como uma narrativa com poder comunitário de encantamento.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais