Buscar

"Desapropriação é o procedimento de direito público pelo qual o Poder Público transfere para si a propriedade de terceiro, por razões de utilidade ...

"Desapropriação é o procedimento de direito público pelo qual o Poder Público transfere para si a propriedade de terceiro, por razões de utilidade pública ou de interesse social, normalmente mediante o pagamento de indenização". (CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo, 26. ed., 2013, p. 820). Acerca do tratamento legal da desapropriação, assinale a alternativa correta:
Nas desapropriações por utilidade pública o Estado recorre à desapropriação para atender a situações anormais ou emergenciais, tendo que adquirir o domínio e o uso de bens de outrem, sendo do interesse do Poder Público.
O fato de o Estado não ter intentado a competente ação de desapropriação no prazo previsto em Lei não enseja a caducidade do decreto que considerou a área como sendo de interesse público, o mesmo não ocorrendo se a declaração se der por utilidade pública.
Em regra, tudo que pode ser objeto de propriedade pode ser desapropriado, não sendo desapropriáveis os bens e direitos personalíssimos, os bens que podem ser encontrados facilmente no mercado e quando um bem for considerado inexpropriável para uma finalidade, obrigatoriamente também o será para outra.
Se o proprietário puder, objetivamente e indisputavelmente, provar que a declaração de utilidade pública não é um instrumento para a realização dos fins a que se destina, mas um recurso deliberado para atingir outro resultado, o juiz deverá reconhecer-lhe o vício e, pois, sua invalidade.
Os entes federativos não podem desapropriar bens de suas respectivas entidades da Administração Indireta, pois já estão devidamente vinculados a essas entidades e, por conseguinte, aos seus bens.

Essa pergunta também está no material:

NPG - INTERVENÇÕES DO ESTADO NA PROPRIEDADE E NO DOMÍNIO ECONÔMICO
5 pág.

Direito Administrativo I Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "Se o proprietário puder, objetivamente e indisputavelmente, provar que a declaração de utilidade pública não é um instrumento para a realização dos fins a que se destina, mas um recurso deliberado para atingir outro resultado, o juiz deverá reconhecer-lhe o vício e, pois, sua invalidade."

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina