Buscar

Assinale a alternativa incorreta sobre o instituto da desapropriação: Os direitos personalíssimos são insuscetíveis de serem desapropriados, como a...

Assinale a alternativa incorreta sobre o instituto da desapropriação:
Os direitos personalíssimos são insuscetíveis de serem desapropriados, como a honra, a liberdade, a cidadania e as pessoas físicas ou jurídicas, porque são sujeitos, e não objeto de direitos.
Se o desapropriado verificar alguma ilegalidade, seja no ato declaratório de utilidade ce ou interesse social, seja no que concerne à competência, forma, fundamento ou escopo, poderá, por via de ação direta, promover ação ordinária de declaração de nulidade, no caso de vícios na declaração; mandado de segurança, quando configurado dano a direito individual certo e líquido ou ação popular, se preenchidos os pressupostos constitucionais fixados.
O ato declaratório da desapropriação é ato vinculado, não conferindo à Administração Pública nenhuma liberdade quanto ao fundamento da declaração já que os parâmetros de atuação já estão todos legalmente predeterminados.
Não encontra ressonância na doutrina e na jurisprudência a competência dos demais entes da Federação, que não a União, para proceder à desapropriação, por interesse social, de imóvel rural, com pagamento de prévia e justa indenização em dinheiro, já que só a União pode desapropriar imóvel rural, com pagamento mediante títulos da dívida agrária.
O pagamento da indenização ao expropriada é que dá ensejo à consumação e à imissão definitiva na posse pelo expropriante, acarretando a aquisição da propriedade pelo Poder Público expropriante e a perda da mesma pelo expropriado.

Essa pergunta também está no material:

NPG - INTERVENÇÕES DO ESTADO NA PROPRIEDADE E NO DOMÍNIO ECONÔMICO
5 pág.

Direito Administrativo I Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa incorreta sobre o instituto da desapropriação é a letra "D) Não encontra ressonância na doutrina e na jurisprudência a competência dos demais entes da Federação, que não a União, para proceder à desapropriação, por interesse social, de imóvel rural, com pagamento de prévia e justa indenização em dinheiro, já que só a União pode desapropriar imóvel rural, com pagamento mediante títulos da dívida agrária."

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais