Logo Passei Direto
Buscar
Conforme A Lei 13.105 (CPC/2015): "Art. 156. O juiz será assistido por perito quando a prova do fato depender de conhecimento técnico ou científico. § 1º Os peritos serão nomeados entre os profissionais legalmente habilitados e os órgãos técnicos ou científicos devidamente inscritos em cadastro mantido pelo tribunal ao qual o juiz está vinculado.". Assim, conforme as novas normas do Conselho Federal de Contabilidade visando atender ao judiciário, é correto:


O contador nomeado para configurar assistente do juiz, deve possuir apenas registro no órgão de classe e capacidade técnica para a matéria tratada na lide.


Se o perito nomeado comprovar que já realizou outros trabalhos técnicos de perito judicial, não será necessário comprovar com registro de capacidade técnica (CNPC).


Sabendo da autonomia do julgador, ele poderá nomear qualquer contador, mesmo sem registro de capacidade técnica (CNPC), e o perito não pode recusar o trabalho só por não possuir o registro.


A falta de registro técnico (CNPC) do profissional de contabilidade, não impede que o mesmo aceite a nomeação, sabendo que o assunto tratado é de seu conhecimento, não podendo assim sofrer sanções do conselho de classe.


Qualquer contador nomeado pelo juízo, além de possuir o registro no conselho (CRC), deve também possuir o registro de perito CNPC, para que figure como perito judicial.
User badge image
Rafael Vieira

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas apresentadas em relação ao que diz a Lei 13.105 (CPC/2015) e as normas do Conselho Federal de Contabilidade: 1. O contador nomeado para configurar assistente do juiz, deve possuir apenas registro no órgão de classe e capacidade técnica para a matéria tratada na lide. - Esta afirmação é verdadeira, pois o contador deve ter registro no CRC e capacidade técnica para atuar na área específica da lide. 2. Se o perito nomeado comprovar que já realizou outros trabalhos técnicos de perito judicial, não será necessário comprovar com registro de capacidade técnica (CNPC). - Esta afirmação é falsa. O registro de capacidade técnica (CNPC) é necessário para atuar como perito judicial, independentemente de experiências anteriores. 3. Sabendo da autonomia do julgador, ele poderá nomear qualquer contador, mesmo sem registro de capacidade técnica (CNPC), e o perito não pode recusar o trabalho só por não possuir o registro. - Esta afirmação é falsa. O juiz deve nomear um perito que possua o registro de capacidade técnica (CNPC), e o perito pode recusar a nomeação se não tiver o registro. 4. A falta de registro técnico (CNPC) do profissional de contabilidade, não impede que o mesmo aceite a nomeação, sabendo que o assunto tratado é de seu conhecimento, não podendo assim sofrer sanções do conselho de classe. - Esta afirmação é falsa. A falta de registro CNPC impede que o contador atue como perito judicial, e ele pode sim sofrer sanções do conselho de classe. 5. Qualquer contador nomeado pelo juízo, além de possuir o registro no conselho (CRC), deve também possuir o registro de perito CNPC, para que figure como perito judicial. - Esta afirmação é verdadeira. Para atuar como perito judicial, o contador deve ter tanto o registro no CRC quanto o registro de perito (CNPC). Diante da análise, as alternativas corretas são a primeira e a quinta. Porém, como a pergunta pede apenas uma resposta correta, a mais completa e que reflete a exigência legal é: Qualquer contador nomeado pelo juízo, além de possuir o registro no conselho (CRC), deve também possuir o registro de perito CNPC, para que figure como perito judicial.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é: A falta de registro técnico (CNPC) do profissional de contabilidade, não impede que o mesmo aceite a nomeação, sabendo que o assunto tratado é de seu conhecimento, não podendo assim sofrer sanções do conselho de classe.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina