Buscar

Sobre os fármacos utilizados na terapia antifúngica é INCORRETO afirmar que: A Por ser demasiadamente tóxica pela via parenteral, a nistatina é uti...

Sobre os fármacos utilizados na terapia antifúngica é INCORRETO afirmar que:
A Por ser demasiadamente tóxica pela via parenteral, a nistatina é utilizada apenas por via tópica. A nistatina não é absorvida em grau significativo pela pele, mucosas ou trato gastrintestinal.
B A absorção do itraconazol é aumentada pela presença de alimento e pelo pH gástrico baixo.
C A anfotericina A é pouco absorvida pelo trato gastrintestinal e por conseguinte, somente é eficaz contra fungos existentes na luz dessa região corporal, não podendo ser utilizada para tratamento sistêmico.
D Todos os azóis afetam, em certo grau, o sistema de enzimas do citocromo P450 de mamíferos, estando sujeitos à interações medicamentosas.
E Somente 2-3% da concentração sanguínea de anfotericina B atingem o líquido cefalorraquidiano. Por tal razão, a meningite fúngica necessita de administração intratecal da droga.

Essa pergunta também está no material:

Fármacos Antifúngicos
1 pág.

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as alternativas: A) Por ser demasiadamente tóxica pela via parenteral, a nistatina é utilizada apenas por via tópica. A nistatina não é absorvida em grau significativo pela pele, mucosas ou trato gastrintestinal. B) A absorção do itraconazol é aumentada pela presença de alimento e pelo pH gástrico baixo. C) A anfotericina A é pouco absorvida pelo trato gastrintestinal e por conseguinte, somente é eficaz contra fungos existentes na luz dessa região corporal, não podendo ser utilizada para tratamento sistêmico. D) Todos os azóis afetam, em certo grau, o sistema de enzimas do citocromo P450 de mamíferos, estando sujeitos à interações medicamentosas. E) Somente 2-3% da concentração sanguínea de anfotericina B atingem o líquido cefalorraquidiano. Por tal razão, a meningite fúngica necessita de administração intratecal da droga. A alternativa correta é a letra C, pois a afirmação sobre a anfotericina A não está correta, uma vez que ela pode ser utilizada para tratamento sistêmico, não se restringindo apenas à região gastrointestinal.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina