De acordo com Bass, Clements e Kazman (2010), são três as visões arquiteturais: visão modular, visão componente e conector, e visão de alocação: Associe os conceitos abaixo às visões arquiteturais: I. Representa a forma pela qual esses componentes estão distribuídos em uma infraestrutura. II. Representa a forma pela qual os componentes interagem, ou seja, seus protocolos de comunicação. III. Representa a visão do sistema em termos de unidade de implementação; essas unidades podem ser classes, componentes ou módulos. I. Representa a forma pela qual esses componentes estão distribuídos em uma infraestrutura. II. Representa a forma pela qual os componentes interagem, ou seja, seus protocolos de comunicação. III. Representa a visão do sistema em termos de unidade de implementação; essas unidades podem ser classes, componentes ou módulos. a. I. – visão de alocação; II. – visão componente e conector; III. – visão modular. b. I. – visão de alocação; II. – visão modular; III. – visão componente e conector. c. I. – visão componente e conector; II. – visão de alocação; III. – visão modular. d. I. – visão componente e conector; II. – visão modular; III. – visão de alocação. e. I. – visão modular; II. – visão de alocação; III. – visão componente e conector.
Analise cada afirmativa como Verdadeira (V) ou Falsa (F) e assinale a alternativa correta: I. Arquitetura de software é uma descrição de como um sistema de software é organizado. II. O arquiteto do software deve conhecer os aspectos culturais de seu cliente. III. O arquiteto do software deve identificar os elementos do projeto e seus relacionamentos. I. Arquitetura de software é uma descrição de como um sistema de software é organizado. II. O arquiteto do software deve conhecer os aspectos culturais de seu cliente. III. O arquiteto do software deve identificar os elementos do projeto e seus relacionamentos. a) F, F, V. b) F, V, F. c) V, F, V. d) V, V, F. e) V, V, V.
Com base na afirmativa e justificativa descrita no texto, avalie as possíveis interpretações da análise como Verdadeira (V) ou Falsa (F) e assinale a alternativa que representa uma análise correta do caso. I. A afirmativa está correta, mas a justificativa está errada. O arquiteto do software não possui a responsabilidade de codificar e nem de implantar o software. II. A afirmativa está correta, mas a justificativa está errada. O arquiteto do software tem obrigação de conhecer o ambiente operacional do cliente, para sugerir as devidas adaptações necessárias no projeto do software para adaptá-lo ao ambiente operacional do cliente. III. A afirmativa e a justificativa estão erradas. O arquiteto do software cuida da modelagem da arquitetura do software, porém isto independe da tecnologia que será utilizada. A afirmativa está correta, mas a justificativa está errada. O arquiteto do software tem obrigação de conhecer o ambiente operacional do cliente, para sugerir as devidas adaptações necessárias no projeto do software para adaptá-lo ao ambiente operacional do cliente. a. F, V, F. b. F, V, V. c. V, F, F. d. V, V, F. e. V, V, V.
O cenário do negócio apresentado abaixo se refere a um sistema de informação logístico da cadeia de suprimentos em que participa uma determinada fábrica. O modelo apresentado é um Modelo de Entidade e Relacionamento (MER) para um projeto conceitual. Este modelo é um mapeamento do relacionamento entre as bases de dados das empresas envolvidas. Das possíveis interpretações deste modelo, assinale a alternativa que apresenta a análise correta.
a. A entidade TRANSPORTE indica que esta chave deverá possuir atributos comuns para permitir o relacionamento entre FORNECEDOR, FÁBRICA e CLIENTE. b. A forma de relacionamento TRANSPORTE indica que esta chave deverá possuir atributos comuns entre as entidades FORNECEDOR, FÁBRICA e CLIENTE. c. Os atributos das atividades FORNECEDOR, FÁBRICA e CLIENTE correspondem à decisão de TRANSPORTE. d. Para a entidade TRANSPORTE são atribuídas, em uma chave comum, as atividades FORNECEDOR, FÁBRICA e CLIENTE. e. TRANSPORTE contém os atributos privados dos relacionamentos FORNECEDOR, FÁBRICA e CLIENTE.